Ciência & Tecnologia

Olhar nos olhos de alguém por 10 minutos causa alucinações

Por Thamyris Fernandes

-

Apesar da conotação romântica, cientistas descobriram recentemente que olhar para os olhos de alguém por um longo período pode mexer com o cérebro das pessoas. Segundo estudos relacionados ao assunto, depois de 10 minutos de contemplação dos olhos de uma outra pessoa é possível ter alucinações, bem parecidas até com as alucinações causadas por algumas drogas.

Para chegar a esse conclusão, um renomado psicólogo italiano, Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, contou com a ajuda de 20 voluntários que participaram de um experimento, no mínimo, curioso. Essas pessoas, sem saber das possíveis alucinações ou de qualquer outro detalhe verdadeiro sobre o estudo, foram convidadas a ficar em uma sala mal iluminada, onde precisavam ficar sentadas aos pares, uma de frente para a outra, e não fazer mais nada a não se encararem diretamente, por 10 minutos.

Uma outra parte do grupo chegou a ser convidada a fazer algo diferente, para disfarçar as intenções reais da experiência. Os pesquisadores pediram a eles para ficarem em uma outra sala, também pouco iluminada, onde deveriam encarar a parede branca, com a desculpa de que todos participavam de um experimento meditativo.

3

Passados os 10 minutos cronometrados pelos pesquisadores, os relatos dos voluntários que contemplaram olhos alheios foi impressionante. Todos eles sofreram alucinações variadas e alguns tiveram até experiências extracorporais. É mole?

De acordo com os formulários do estudo, preenchido pelos próprios voluntários que tiveram que olhar nos olhos de outra pessoa por 10 minutos, 90% dos participantes disseram ter visto o rosto do parceiro completamente deformado. Outros 75% disseram que chegaram o rosto da outra pessoa se transformar em monstros.

O mais impressionante de tudo é que 5o% afirmou também ter visto seus próprios rostos no rostos da outra pessoa. Isso sim é que são alucinações, hein?

2

Embora muita gente tenha ficado com um certo medinho das alucinações, Caputo explica que tudo o que aconteceu tem explicações científicas. De acordo com o responsável pelo experimento, as alucinações ocorrem devido à adaptação de nossos neurônios à situação contemplativa, que acaba diminuindo suas atividades e chegam, em alguns casos, a parar por passar tanto tempo (sim, 10 minutos podem ser uma eternidade!) sem receber novos estímulos.

O psicólogo explica ainda que isso pode acontecer com qualquer outra coisa que seja fixada diretamente por nossos olhos durante um longo período. Conforme ressaltou, é normal que o objeto ou a pessoa fiquem deformados até você piscar novamente, já que sua percepção vai diminuindo, mesmo que os olhos se movam involuntariamente.

4

Bom, pelo menos isso vai ajudar muita gente por aí a ter alucinações sem usar drogas, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que acontece se olhar, fixamente, os olhos de alguém, que tal descobrir também “o que acontece se você colocar gelo na nuca?

Fonte: Science Alert

Próxima página »

Escolhidas para você