Para que serve aquele cilindro no cabo do laptop?

Esta não é uma peça que você preste atenção, nem se trata de algo realmente decisivo para que seu computador cumprir as tarefas básicas. Apesar disso, o tão desvalorizado cilindro no cabo do laptop está longe de ser ornamental e ajuda bastante a manter a estabilidade de seu computador, sabia?

De acordo com quem entende do assunto, esses cilindros no final dos cabos dos computadores, tanto de laptops quanto de desktops, são chamados de núcleos de ferrite. Eles servem para evitar picos de energia e grandes variações nas correntes elétricas que passam pelos cabos. Simplificando: os cilindros no cabo do laptop evitam que os cabos ligados aos eletrônicos se comportem como antenas.

Isso porque todo fio de metal pode ser, potencialmente, uma antena, sabia? Ele acaba absorvendo e emitindo radiação, como resultado da eletricidade que passa em seu interior.

1

E se não existisse o cilindro no cabo do laptop?

Sem o cilindro no cabo do laptop e de outros eletrônicos (como o do seu mouse ou mesmo do cabo USB de sua câmera) a radiação emitida pelos fios poderia causar interferências em outros eletrônicos, como na própria tela de seu computador, por exemplo.

2

Só para que você entenda melhor: poderia ser como os ruídos em caixas de som quando você aproxima seu celular. Sabe?

Tudo junto, sem misturar

O mais impressionante de tudo é que não existe nenhuma grande tecnologia dentro desse cilindro no cabo do laptop. Na verdade, é o próprio revestimento de ferrita que torna essa peça uma espécie de mediador, alinhando a radiação em direções diferentes, de forma necessária para que nada sofra interferência.

3

De certa forma, ele “captura” o ruído dos dispositivos e o transforma em calor. Assim, quanto mais perto da fonte fica o cilindro no cabo do laptop, mas eficiente é sua missão em interromper a função de receptor do cabo.

E, embora toda a explicação possa ter sido difícil demais, o que você precisa entender é que o cilindro no cabo do laptop se trata de uma maneira econômica e bem simples de manter vários eletrônicos próximos e funcionando ao mesmo tempo, sem que nenhum tenha o desempenho prejudicado. Sem esses cilindros, definitivamente, toda essa nossa tendência multitarefa seria simplesmente impossível.

Não é genial? Mais incríveis ainda são as coisas que estão listadas nesta outra matéria: 26 invenções úteis que deveriam estar em todos os lugares.

Fontes: Diply, Gizmodo, CanalTech