Pesquisa diz que só temos 10 anos para salvar o planeta do aquecimento global

Como você imagina que sua vida vai estar daqui a 10 anos? Se você se imagina em um futuro mais próspero e tranquilo, e se acha que uma década vai demorar muito a passar, pode ser que a realidade não seja tão boa assim, pelo menos não com relação ao último estudo científico sobre os efeitos do aquecimento global.

De acordo com a Ciência, é esse curto tempo de 10 anos que temos para salvar o mundo dos efeitos colaterais mais intensos das mudanças climáticas na Terra.

A previsão dos pesquisadores foi baseada no Acordo de Paris, firmado em 2005 e assinado em abril de 2017 por 195 países. A intenção com esse tratado é reduzir o aquecimento global e salvar o planeta da autodestruição.

Metas para salvar o planeta

O problema é que se realmente quisermos alcançar as metas estabelecidas nesse acordo que pode representar nossas últimas esperanças, precisamos começar a agir imediatamente.

Segundo as metas apontadas nessa pesquisa, a próxima década vai ser determinante para manter o aquecimento abaixo da marca “segura”, considerada de 1,5 graus pelos especialistas.

Agora, se você ficou preocupado com o tempo e quer saber como isso será feito, o acordo estabelece duas formas de cuidar e salvar o planeta: a primeira opção é diminuindo drasticamente a emissão de gás carbônico.

A segunda é restaurando as florestas, os oceanos e os ambientes naturais de forma geral que sejam capazes de absorver o dióxido de carbono da atmosfera.

Energia renovável

Para alcançar essas metas, o acordo recomenda que o uso de combustível fóssil seja reduzido dos atuais 95% para 25% e que a destruição das florestas reduzida em 42% até 2100. Outro objetivo urgente é aumentar o uso de energias renováveis, como a eólica.

E você, o que acha desse assunto? Em sua casa, você toma algum tipo de providência para ajudar a salvar o planeta do aquecimento global e da poluição? Não deixe de nos contar tudo o que você pensa sobre esse tema nos comentários.

Agora, falando na destruição da Terra, essa outra matéria pode deixar você ainda mais alarmado: Sexta extinção em massa já começou.

Fonte: Hypeness