Mundo Animal

Polvos – características, espécies, reprodução e diferenças das lulas

Polvos são considerados os animais mais inteligentes do planeta. Aprenda como eles vivem, como nascem e também a diferença entre eles e as lulas.

Certamente, um dos animais mais fascinantes dos 7 mares são os polvos. Existem cerca de 700 espécies da ordem octopus, ou seja, centenas de animais diferentes com diversas peculiaridades. Como dito anteriormente, eles não são encontrados em águas doces, preferindo sempre os mares e sendo mais comuns em oceanos tropicais.

A palavra “polvo” se originou do grego pól’ypous, que tem o significado “muitos pés”. Como é de conhecimento popular, polvos tem 8 tentáculos, sendo a caraterística principal desse animal marinho. Apesar de essa ser a principal característica, esses animais têm diversos outros aspectos a serem notados.

Todavia, antes de sabermos mais sobre esse incrível animal, vamos a analisa taxonômica do polvo:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Mollusca
  • Classe: Cephalopoda
  • Ordem: Octopoda
  • Família: Octopodidae
  • Gênero: Octopus

Nessa matéria vamos falar de diversas espécies, portanto, não vamos citar espécie na análise taxinômica.

Continua após a publicidade

Característica dos polvos

Polvos - Características, comportamento e diferença entre eles e as lulas
Opinião Notícia

Primeiramente vamos falar de seus corpos. Esses animais podem ter 3 kg a 40 kg, dependendo da espécie. Seus corpos sempre são moles, já que participam da classe dos moluscos onde todos animais pertencentes a essa filo tem corpos assim. Em todos seus oito tentáculos, existem ventosas que servem como quimiorreceptores, ou seja, lhes são a capacidade de sentir a textura e até mesmo o cheiro de objetos. Além disso, essas ventosas ajudam na alimentação e também locomoção do animal.

Sua cabeça lembra um grande saco, onde está localizado cérebro e também seus olhos surpreendentemente bem desenvolvidos. Seus olhos muitas vezes são comparados com a dos seres vertebrados.

Quando estamos falando de tamanho, isso pode variar conforme a espécie. Algumas espécies podem chegar até 3 metros de cumprimento, sendo que peculiaridades acontecem, como um polvo de 9 metros, considerado o maior já encontrado. O maior espécie desse animal é o polvo-gigante-do-pacífico.

Esses animais também possuem 3 corações, que são necessários para bombear o sangue oxigenado para todo os 8 tentáculos e cabeça. Mas os polvos não se resumem a quantidade de corações, eles também são considerados os animais mais inteligente da Terra, podendo até mesmo usar ferramentas.

Continua após a publicidade

Por fim temos duas características bastante famosas dos polvos: a camuflagem e a tinta preta. Muitos polvos têm essas duas “armas” para se defender de seus inimigos. Dentre seus principais predadores estão: tubarões, raias, moreias, alguns peixes, raias e também o ser humano.

Comportamento

Polvos - Características, comportamento e diferença entre eles e as lulas
Info Escola

Primeiramente temos que falar do seu comportamento social, que quase não existe, a não ser que ele queria comer o animal que está próximo dele. Polvos são bastante solitários e só encontram animais da mesma espécie para se alimentar, ou para acasalar. Essa última parte citada é a parte “triste” da vida de um polvo.

Quando a fêmea está pronta para reproduzir, ela libera feromônios para os machos ao seu redor. Isso permite que além do macho saber que ela está em período fértil, que ela não é o jantar dele. Fêmeas podem receber esperma de diversos machos. Conforme o macho introduz o esperma na fêmea com ajuda de um tentáculo, ele se cansa e pouco depois morre.

A fêmea então encontra um ligar, ou diversos lugares para depositar os ovos quando eles estão amadurecidos. Por fim, ela cuida dos ovos até eles eclodirem e durante esse tempo ela não se alimenta, morrendo pouco tempo depois. Os bebês polvos nascem em forma larval e se alimentam de pequenos organismos. Acredita-se que apenas 1 em 100 polvos cheguem a vida adulta.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante é com relação a sua alimentação. Eles são animais carnívoros e também canibais, comendo na maior parte de sua vida crustáceos, peixes, camarões e também de outros moluscos. Sua boca que está envolta pelos seus tentáculos serve para furar e rascar a carne de suas vítimas.

Fatos incríveis sobre os polvos

Nayturr
  • Estudos têm mostrado que os polvos aprendem facilmente, incluindo a aprendizagem pela observação de outro polvo.
  • Polvos comuns coletam conchas de crustáceos e outros objetos para construir fortalezas ou “jardins” ao redor de seus covis. Outros polvos carregam conchas para proteção.
  • O polvo comum tem uma ampla gama de técnicas que usa para evitar ou impedir os invasores.
  • Todos os polvos são venenosos, mas apenas os pequenos polvos de anéis azuis são considerados mortais para os humanos.
  • Existem cerca de 300 espécies de polvos reconhecidas, o que representa mais de um terço do número total de espécies conhecidas de cefalópodes.
  • Os polvos têm quatro pares de braços e três corações. Dois bombeiam sangue por cada uma das duas guelras, enquanto o terceiro bombeia sangue por todo o corpo.
  • Quando está sob ameaça, o polvo liberará uma nuvem de tinta preta para obscurecer a visão de seu atacante, dando-lhe tempo para fugir nadando.
  • A tinta do polvo contém até uma substância que embota o olfato de um predador, tornando o polvo em fuga mais difícil de rastrear.
  • Nadadores rápidos e com corpos macios, sem esqueleto interno ou externo, eles podem se espremer em fendas e fendas incrivelmente pequenas onde os predadores não podem seguir.
  • Os incríveis polvos mímicos são capazes de mudar sua forma corporal para imitar outros animais.
  • Eles também têm mandíbulas em forma de bico que podem entregar uma mordida desagradável e saliva venenosa, usada principalmente para subjugar presas.
  • O polvo pode perder um tentáculo para escapar das garras de um predador e fazê-lo crescer novamente mais tarde sem danos permanentes.

Polvos vs Lulas

Polvos - Características, comportamento e diferença entre eles e as lulas
iGui Escola

Polvos e lulas são animais que tem muitas semelhanças entre si, porém tem muitas diferenças também. Além dos oito braços que a lula tem, ela possuiu 2 tentáculos que além de possuir ventosas, também possuem ganchos. O lugar em que elas vivem também muda, uma vez que preferem viver em oceanos abertos, enquanto o polvo vive em tocas no fundo o mar.

Seu corpo também tem diversas diferenças, começando com a cabeça. Enquanto o polvo não tem nenhuma proteção, a lula possui uma espécie de carapaça em forma triangular que protege alguns de seus órgãos internos. A maioria das lulas tem cerca de 60 cm de cumprimento, porém, existem relatos reais de lulas gigantes que alcançaram até 20 metros de tamanho.

Por fim, as lulas têm podem viver com outras lulas e também sozinhas, ao contrário dos polvos que sempre vivem solitários. Também é bom falar sobre a reprodução, que em parte é bem parecia, com a diferença que as lulas acasalam em grupo.

Continua após a publicidade

E aí, o que acharam na matéria? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado, é provável que também vá gostar dessa: Animais mais inteligentes do mundo NÃO são os macacos e a lista é surpreendente.

Fontes: Diffen, Brasil Escola, Info Escola

Imagem de destaque: V2com

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você