Por que adolescentes usam moletom no calor?

Pode ser estranho à primeira vista, mas o uso do moletom no calor pode funcionar como um mecanismo emocional. Clique e saiba mais!

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum encontrar adolescentes usando moletom no calor. A gente sabe que pode parecer estranho à primeira vista, no entanto existem algumas motivações interessantes por trás dessa escolha. A primeira delas é a sensação de segurança que a peça oferece.

Para muitos jovens, o moletom vai além da funcionalidade: e é por isso que muitas vezes pode causar estranheza na maioria das pessoas que veem esses jovens andando de moletom por aí, num baita calorão, em pleno verão.

E aí, vamos saber mais o porquê disso? Boa leitura!

Por que os adolescentes usam moletom mesmo no calor?

Em algum momento, andando por aí, você já deve ter se deparado com um adolescente usando moletom num calorão, né? Pois é! O que parece algo sem lógica para nós que estamos vendo essa ação de fora, pode ter uma explicação: muito mais que um objeto para esquentar o corpo em dias mais frios, também pode ser um recurso para trazer conforto emocional para muitos adolescentes.

Existe um termo, amplamente divulgado em artigo científicos, denominado “cobertor pesado”, que ajuda, principalmente, pessoas com Espectro Autista, e tem a principal função trazer um tipo de conforto para esse público.

Um especialista em TEA fez algumas considerações sobre a prática, destacando que um cobertor pesado pode ser um meio terapêutico para acalmar pacientes em determinadas circunstâncias. Segundo o especialista:

Os cobertores pesados funcionam como uma forma de terapia sensorial, oferecendo pressão profunda que pode acalmar o sistema nervoso e auxiliar na regulação emocional de indivíduos autistas.

Diante disso, muitos estudiosos fazem o paralelo dessa atitude com fato de os adolescentes adotarem os moletons no calor como um meio para trazer algum tipo de conforto. Além disso, muitos ainda destacam que o seu uso também revela uma característica da identidade: a introspecção.

Por fim, a gente sabe, também, que existe uma pressão social muito grande sobre os nossos corpos, e os adolescentes não estão isentos disso. Dessa forma, muitos usam o moletom no calor como um mecanismo de defesa, o qual impede que pessoas possam, de alguma maneira, ter acesso aos seus corpos e fazerem comentários sobre eles. Isso faz todo sentido, né?

Existem outros benefícios em usar moletom no calor?

Agora, sem nenhum julgamento aos nossos queridos adolescentes, a gente já sabe que o uso do moletom por ele tem algumas explicações, a exemplo da ideia de trazer o conforto emocional. Porém, não se resume a apenas isso. Acredita?

Uma observação realizada pelo especialista Marshall Shepherd, ex-presidente da American Meteorological Society, revelou que o uso dessa peça pode trazer benefícios quando a gente pensa na exposição ao Sol. Com o uso do moletom em dias mais quentes, há uma exposição menor ao raios UV, principal causador do câncer de pele. Dessa forma, também pode ser um benefício que os adolescentes buscam.

Por fim, outro ponto que vale a pena mencionar como benefício do uso do moletom no calor diz respeito aos mosquitos. A gente sabe que eles incomodam bastante, né? Por que não, então, não usar uma peça de moletom (mesmo que em pelo verão)? Pensando por esse lado, faz todo sentido.

E aí, você já tinha parado para pensar sobre essas motivações? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Tempo seco: 8 cuidados essenciais na época de baixa umidade

Outras postagens