Ciência & Tecnologia

Por que algumas pessoas sentem enjoo no carro em movimento?

Já sentiu sentiu enjoo no carro, no meio de uma viagem? Quer saber porque isso acontece? Para seu cérebro você está sendo envenenado! Entenda.

Atualizado em 28/09/2018

Quem nunca sentiu aquela vontade de vomitar, no meio de uma viagem, que atire a primeira pedra! A sensação é horrível, como você deve saber, mas é mais comum que você pensa as pessoas sentirem enjoo no carro, especialmente quando o veículo está em uma velocidade mais acelerada. Mas, afinal, por que será que isso acontece?

Segundo a Ciência, tudo isso é uma espécie de “trolagem” do seu organismo. Isso porque, embora você já tenha nascido na era do carro e de outros veículos de transporte sofisticados, como o avião, a verdade é que o corpo humano ainda não está geneticamente preparado para sofrer deslocamento sem, de fato, estar em movimento.

3

No entanto, quando isso acontece por um longo período, em uma velocidade alta ou com pessoas mais sensíveis, nosso organismo entra em conflito: nosso cérebro sabe que estamos parados, mas nossos sensores de balanço do ouvido, que permitem você interpretar a posição de seu corpo mesmo que você esteja vendado; indicam a movimentação.

Enjoo no carro = envenenamento

O famoso enjoo no carro, então, surge porque seu por interpreta essa incongruência como algum tipo de loucura ou alucinação. É como se seus sentidos indicassem ao seu corpo que você está sendo envenenado.

4

Como precaução, como explicam os neurologistas, neurotoxinas começam a agir para que fiquemos enjoados. Isso acontece porque é por meio do vômito que conseguimos eliminar rapidamente substâncias ingeridas que possam causar danos ao nosso organismo.

6

Como melhorar?

O enjoo no carro pode ficar ainda pior se você focar sua atenção em algum ponto específico que indique sua estática e reforce a confusão mental. Bons exemplos disso são ler um livro ou usar eletrônicos, como celulares, tablets e até mesmo a tela do aparelho multimídia do veículo.

5

E, ao contrário do que muitos de nós imagina, se tem algo que possa ajudar a melhorar o estômago é olhar pela janela do carro. Conforme especialistas, quando você presta atenção nas coisas que passam pela janela, seu cérebro fica mais convencido de que a falha é dele e de que você está em movimento.

Interessante, não? E, por falar em peças que seu ouvido pode lhe pregar, você deveria conferir ainda: Descubra porque você jamais deveria limpar os ouvidos!

Fontes: Superinteressante, UOL, Exame

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf