Por que algumas pessoas sentem enjoo no carro em movimento?

Quem nunca sentiu aquela vontade de vomitar, no meio de uma viagem, que atire a primeira pedra! A sensação é horrível, como você deve saber, mas é mais comum que você pensa as pessoas sentirem enjoo no carro, especialmente quando o veículo está em uma velocidade mais acelerada. Mas, afinal, por que será que isso acontece?

Segundo a Ciência, tudo isso é uma espécie de “trolagem” do seu organismo. Isso porque, embora você já tenha nascido na era do carro e de outros veículos de transporte sofisticados, como o avião, a verdade é que o corpo humano ainda não está geneticamente preparado para sofrer deslocamento sem, de fato, estar em movimento.

3

No entanto, quando isso acontece por um longo período, em uma velocidade alta ou com pessoas mais sensíveis, nosso organismo entra em conflito: nosso cérebro sabe que estamos parados, mas nossos sensores de balanço do ouvido, que permitem você interpretar a posição de seu corpo mesmo que você esteja vendado; indicam a movimentação.

Enjoo no carro = envenenamento

O famoso enjoo no carro, então, surge porque seu por interpreta essa incongruência como algum tipo de loucura ou alucinação. É como se seus sentidos indicassem ao seu corpo que você está sendo envenenado.

4

Como precaução, como explicam os neurologistas, neurotoxinas começam a agir para que fiquemos enjoados. Isso acontece porque é por meio do vômito que conseguimos eliminar rapidamente substâncias ingeridas que possam causar danos ao nosso organismo.

6

Como melhorar?

O enjoo no carro pode ficar ainda pior se você focar sua atenção em algum ponto específico que indique sua estática e reforce a confusão mental. Bons exemplos disso são ler um livro ou usar eletrônicos, como celulares, tablets e até mesmo a tela do aparelho multimídia do veículo.

5

E, ao contrário do que muitos de nós imagina, se tem algo que possa ajudar a melhorar o estômago é olhar pela janela do carro. Conforme especialistas, quando você presta atenção nas coisas que passam pela janela, seu cérebro fica mais convencido de que a falha é dele e de que você está em movimento.

Interessante, não? E, por falar em peças que seu ouvido pode lhe pregar, você deveria conferir ainda: Descubra porque você jamais deveria limpar os ouvidos!

Fontes: Superinteressante, UOL, Exame