Por que alguns sentem frio e outros estão sempre com calor?

Todo mundo tem um amigo ou colega de trabalho que é sempre “do contra”, não é mesmo? Quanto todos estão com calor, as pessoas do contra sentem frio. Quando o mundo está congelando, há sempre os que insistem que ainda assim está fazendo o maior calorão.

Mas, por que será que tem gente assim? Será que essas pessoas sempre sentem frio enquanto o resto do mundo sente calor e vice-versa?

Embora pareça simplesmente uma simples birra, a verdade é que as pessoas podem mesmo manter a temperatura corporal diferente da temperatura ambiente em alguns casos. Conforme a ciência, até mesmo o estresse que estamos enfrentando, ou mesmo nosso estado de espírito podem influenciar nesses fatores.

E, embora, na maioria dos casos o certo mesmo seja interpretar a disparidade de temperaturas como um sinal de alerta do corpo, são medidas simples que podem dar um jeito no problema, mesmo que provisoriamente. Vestir roupas adequadas para sua sensação térmica e comer alimentos que esquentem os que sentem frio e refresquem os que estão com calor são “saídas” bastante comuns e que todo mundo conhece.

4

Mas sabia que em alguns casos sua própria mente pode ajustar sua temperatura corporal para um estado mais agradável? Quando o que influencia é o humor, por exemplo, se você visualiza lugares quentes, vai sentir menos frio. Conforme estudos, isso acontece devido às endorfinas liberadas em nosso corpo e que ajudam na manutenção do calor.

Mas, enfim, melhor mesmo é ir direto ao ponto. Se você, até hoje, ainda duvidava de que alguns sentem frio no verão e outros, calor no inverno, a lista abaixo vai ensinar a você que tudo é possível.

Entenda porque alguns sentem frio e outros estão sempre com calor:

1. Doenças

2

Se, em pleno dia de calor, você começou a sentir frio, fique atento. Mudança repentina de temperatura corporal, juntamente com calafrios ou um calor febril pode significar que você está ficando doente.

Pode ser uma simples gripe, alguma infecção que resulte em febre ou, quem sabe, até mesmo uma queda brusca na pressão sanguínea. Em todos os casos, o ideal é não “brincar”.

2. Estresse

3

Agora, imagine uma situação contrária: todos sentem frio e só você está sentindo calor e reclamando sobre ele? Nesse caso, o calor pode ser um sinal de estresse, causado tanto pela carga horária pesada quanto por problemas de relacionamento ou familiares. O jeito, nesse caso, é tentar se controlar e prestar atenção em sua pressão arterial, que pode estar alta.

3. Estado emocional

1

Sabia que nossa temperatura corporal também pode ser influenciada por nosso estado emocional? Estudos apontam que quando as pessoas se sentem isoladas, sozinhas ou deprimidas, elas sentem frio com mais frequência.

Da mesma forma acontece quando as pessoas estão muito envolvidas socialmente, em lugares cheios, ou com pessoas de quem você gosta, como familiares e amigos. Nesse caso, você fica mais receptivos ao calor e mais calmos por dentro, devido à felicidade de estar cercado de pessoas.

E, por falar em pessoas diferentes umas das outras, você precisa entender também: Por que mosquitos picam mais algumas pessoas que outras?

Fonte: Bright Side, Elite Daily