Por que os olhos ficam vermelhos durante o banho de piscina?

Ahh, o clima do Brasil! Com a maioria dos lugares com sol e calor praticamente o ano inteiro, fica difícil resistir a um mergulho às vezes, especialmente aos finais de semana, não é mesmo? Mas, já percebeu que os olhos ficam vermelhos durante o banho de piscina? Você sabe por que isso acontece?

Bom, a maioria das pessoas, com certeza, responderiam essa pergunta dizendo que o motivo para os olhos ficarem vermelhos durante o banho de piscina é o excesso de cloro na água, não é mesmo? Mas, na realidade, a verdade está bem longe disso e o motivo é muito mais nojento do que você gostaria que fosse.

Conforme estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o cloro está longe de ser o vilão. O que deixa os olhos vermelhos durante o banho de piscina é a presença de suor e sim, de URINA,  na água.

1

 

Aliás, como ressaltou os pesquisadores do CDC, é muito mais comum os olhos ficarem vermelhos durante o banho de piscina em locais públicos ou muito frequentados, como em clubes, piscinas de condomínios e hotéis. É nesses lugares, inclusive, que as pessoas costumam ser mais nojentas, fazendo xixi na água, por exemplo.

Conforme os estudiosos, embora o cloro tenha a função de limpar a água, ele acaba se ligando à tudo que tenta matar ou eliminar e acaba produzindo compostos químicos irritativos, que acabam causando incômodo no nariz, coceiras na pele e deixando os olhos vermelhos durante o banho de piscina.

Conforme explica a análise, é um erro acreditar que o cloro tem poder de matar os micro-organismos assim que entra em contato com eles, o que pode levar um tempo. Esse espaço de tempo que a substância leva para agir, mais que deixar os olhos vermelhos durante o banho de piscina, pode causar infecções aos banhistas.

2

E as nojeiras não param por aí. De acordo com o estudo, as bactérias que uma pessoa com diarreia carrega no organismo, mesmo que ela não defeque ali, é o suficiente para aumentar o poder de contaminação da água. E, isso, claro, ajuda a deixar os olhos vermelhos durante o banho de piscina ou coisa muito pior.

A recomendação dos médicos para que esse problema, pelo menos, reduza é que piscinas coletivas sejam evitadas. Mas, se isso não for possível, para evitar que os olhos fiquem vermelhos durante o banho de piscina, todo mundo deveria tomar uma bela ducha antes de entrar na água, assim bactérias e suor não seriam carregados para a água. E, claro, fazer xixi na piscina está totalmente fora que questão!

3

E ai, entendeu agora porque os olhos ficam vermelhos durante o banho de piscina?

Ainda sobre coisas nojentas, descubra também outras 20 coisas que são mais sujas que sua privada e você não sabia!