Mundo Animal

Pulgas – Como identificar no animal, prevenção e tratamento

As pulgas são pragas perigosas para seu animal de estimação. Saber como se prevenir e, se preciso, como remediar, é essencial.

Por Gustavo Ramos

-

As pulgas são insetos que podem incomodar bastante o seu pet. Ela é capaz de saltar longas distâncias em relação ao seu tamanho. Por meio de mordidas, cães e gatos podem se coçar ou até mesmo perder os pelos por causa disso.

Caso existam em grande quantidade no mesmo animal, elas podem levá-lo a morte. Portanto, mesmo considerando que isso faz parte da vida dele, é sempre bom se manter alerta.

É interessante também sempre ficar de olho se o seu animal não pegou pulgas, tratando assim que descobrir. Em tempos mais quentes, por exemplo, fica mais fácil desses insetos se reproduzirem e  se proliferarem, tornando uma maior chance de ataque ao seu animal de estimação.

Detectando se seu animal está com pulgas

Pulga - Como detectar, prevenir e tratar
Em

Se o seu animal está se coçando com maior frequência, se fica se esfregando nos móveis, além de apresentar maior irritabilidade; podem ser indícios de que ele está com pulgas. Entretanto, para ter certeza, verifique a raiz do pelo dele. Caso ele apresente pontos pretos com arredores avermelhados, ele está com pulgas.

Como prevenir

Pulga - Como detectar, prevenir e tratar
Petz

Existem vários shampoos específicos para tratamento de pulgas e eles devem ser utilizados na medida certa, para maior eficácia. Anti-pulgas devem ser recomendados exclusivamente por um veterinário; uma vez que as fórmulas são diferentes para cada animal. Ou seja, é um medicamente e você não pode utilizar qualquer um.

Caso ele já tenha se infestado e você não queira usar produtos industrializados, é possível optar por opções caseiras. Pingar solução de óleo de eucalipto na coleira do animal é uma boa escolha, já que ela age de forma protetora para seu pet.

Pulga - Como detectar, prevenir e tratar
Petlove

Sua casa deve estar sempre bem cuidada e limpa, de preferência com aspirador de pó. E, ao passear com seu cachorro, por exemplo, se certifique dos lugares que ele vá passar.

Como tratar

Pulga - Como detectar, prevenir e tratar
KS detetizadora

Para começar o tratamento, você tem que tratar seu animal muito bem em termos de higiene. Deixando ele sempre limpinho, dando banhos frequentes.

Entretanto, só banhos não vão fazer a diferença completa. Você precisa garantir que ele esteja vivendo em um ambiente limpo e bem cuidado, para que não pegue pulgas facilmente,, como já mencionamos.

É indicado que você faça um tratamento anti-pulgas mesmo que seu cachorro ou gato esteja infestado. Porque é um modo de evitar que elas apareçam. Portanto, lave sempre suas roupas e as roupas que o animal entrou em contato com água quente, para que sejam eliminados possíveis pragas que entrarem em contato por esses meios.

Pulgas - Como detectar, prevenir e tratar
Petlove

Verifique a evolução do tratamento, passando uma escova no pelo do seu animal. Ele vai gostar do carinho e você vai perceber se ele está perdendo muitos pelos, e se ainda conta com muitas marcas de pulgas pelo corpo.

O processo é lento, mas eficaz, desde que seja feito da forma correta. É trabalhoso, porém vale a pena ver seu animalzinho bem e saudável, não é?

E então? Gostou da matéria? Confira também: 13 imagens que revelam como os animais enxergam o mundo

Fontes: Canal do pet, Petz

Imagem: Em, KS detetizadora, Petz, Petlove, Petlove

Próxima página »

Escolhidas para você