Mundo Animal

Existem animais que não bebem água! Saiba como eles sobrevivem

Coalas e os ratos-cangurus são bons exemplos de animais que não bebem água e sobrevivem somente com o estoque de seus corpos.

Atualizado em 04/12/2018
Por Thamyris Fernandes

Muita gente não gostar de beber água, mesmo assim, em épocas mais quentes é comum ver por aí as pessoas reclamando de sede. Também é muito comum ver nossos pets – especialmente os mamíferos, como os gatinhos, os cachorrinhos e assim por diante -, se enchendo de água depois de alguma atividade física mais intensa, por exemplo.

Deve ser por isso que soa tão estranho saber que existem alguns animais que não bebem água. E não é só dos peixes que estamos falando (eles não bebem água, embora a água circulo por seus corpinhos). Isso é uma realidade também com animais terrestres.

A força do metabolismo

Um ótimo exemplo disso são os chamados ratos-cangurus, que apesar no nome não são roedores, mas sim mamíferos. Típicos das regiões central e oeste da América do Norte – áreas que enfrentam períodos de seca intensa durante vários meses do ano -, alguns desses bichinhos não têm nem mesmo a ingestão de plantas suculentas inclusas na dieta, que já seria uma boa fonte de líquido.

De acordo com Daniel Williams, professor de zoologia da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos; na maioria dos seres vivos a metabolização dos alimentos, da água e do CO2 acaba se tornando subprodutos perdidos pelo organismo, como o xixi e o suor.

No caso desses ratos-cangurus, no entanto, seus corpos conseguem manter a água e eles quase não a elimina do organismo. Conforme o professor, esse comportamento é bem comum também em outros animais de pequeno porte que vivem em lugares com ecossistema árido.

Água da alimentação

Os coalas também estão entre os exemplos clássicos de animais que não bebem água. Os quase 70% da água que existe em seus corpinhos desses marsupiais muito encontrados na Austrália é acumulada quando ainda eles são bebês e por meio do cardápio diário da espécie.

Quando são filhotes, por exemplo, os coalas vivem na bolsa do abdômen de suas mães. Lá eles se alimentam do leite materno e de uma secreção que suas progenitoras liberam pelo ânus.

Na fase adulta, por outro lado, toda a necessidade de água de seus corpos é suprida por quase um quilo de folhagens, ramos e brotos de eucalipto dos quais eles se alimentam diariamente.

Existem outros animais que não bebem água?

E, se você pensa que a alegoria de animais que não bebem água para por aí, prepare-se para ficar ainda mais chocado.

Segundo especialistas, outros animais como a garça e algumas espécies de roedores e de coelhos também retiram o líquido necessário para suas funções vitais dos alimentos presentes em suas dietas.

E então, você sabia que todos esses bichinhos não bebiam água? Não fique sem comentar!

Agora, falando em seres que não bebem água, com certeza, essa outra matéria vai deixar você com a garganta seca: 12 cidades que podem ficar sem água pelo mundo.

Fontes: Rede VetDicas, curiosidades e mais, Mundo Estranho

Próxima página »

Escolhidas para você