Estilo

Purpurina – O que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter

Utilizada para decorar objetos, roupas, fantasias e até mesmo para maquiagem, a purpurina é acessório que oferece brilho e luminosidade

Por P.H Mota

A purpurina é um acessório muito utilizado para decoração, projetos caseiros de DIY e maquiagens. Exatamente por causa de sua variedade de cores, brilho e luminosidade, tem se tornado cada vez mais popular.

Principalmente em época de Carnaval, é a opção de muita gente para enfeitar rostos, corpos e fantasias. Além disso, seja na pintura corporal ou no brilho dos acessórios pessoais, o elemento é inconfundível.

Mas o que realmente é a purpurina e como ela deve ser utilizada na maquiagem?

O que é

Purpurina - o que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter
Revista Subjetiva

Primeiramente, purpurina é dado ao conjunto de pequenas partículas plásticas pintadas de cores variadas com produtos químicos e cortadas em pedaços ainda menores.

Cada uma das cores diferentes é obtida a partir da utilização de um óxido de ferro. Além disso, n00o caso da purpurina tradicional, são misturados pós metálicos como cobre, zinco e alumínio. Essa mistura como ser a mais fina de todas, mas por causa dos metais pesados na composição, não devem ser utilizadas na pele. Por outro lado, são facilmente encontradas em acessórios e fantasias.

Ainda hoje, a maior parte da purpurina comercializada não é feita com produtos sustentáveis ou biodegradáveis. Apesar disso, já é possível encontrar variedades ecológicas no mercado.

Continua após a publicidade

Maquiagem

Purpurina - o que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter
Purpurine

Para fazer uma maquiagem luminosa purpurinada nos olhos, é recomendando utilizar os pigmentos, que são sombras concentradas com bastante brilho.

Existem algumas dicas essenciais para manter o brilho na pele. Primeiramente, é importante que a região seja preparada com bastante hidratante e algum fixador de maquiagem. Além disso, para não desperdiçar, deve-se hidratar a purpurina. Para isso, é só umedecer uma tigela de plástico funda, escorrê-la e colocar a purpurina dentro.

Também é fundamental ter cuidado no caso de alergias, para evitar irritações na pele. Nesses casos, é necessário manipular a purpurina com luvas e equipamentos de proteção.

Diferença entre glitter e purpurina

Purpurina - o que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter
Purpurine

Além do nome purpurina, também é comum encontrar glitter para definir pequenas partículas brilhosas de plástico utilizadas como cosméticos e decoração. A verdade é que os dois tem a mesma função, porém se diferenciam por conta de sua granulação.

Algumas variações partículas mais finas e são recomendadas para regiões mais delicadas do corpo, como as pálpebras e arredores dos olhos.

Por outro lado, existem produtos mais grossos utilizados em maquiagens de outras áreas, como bochechas ou colo. Esse é o glitter, feito de micropartículas plásticas, como PVC ou poliéster.

Continua após a publicidade

Fontes: HuffPost Brasil, Melhor com Saúde

Imagem de destaque: Diver for Sharks

Próxima página »

Escolhidas para você