Qual a ferroada mais dolorosa do mundo?

Uma dor extremamente aguda, capaz de fazer você perder a os movimentos, a fala e somente gritar, paralisado, em posição fetal. Essa é uma pequena descrição do que pode parecer a dor da ferroada mais dolorosa do mundo, segundo alguns especialistas sobre o assunto e segundo alguns relatos de pessoas que foram vítimas desse tormento.

A dona do ferrão que proporciona a ferroada mais dolorosa do mundo, aliás, é conhecia popularmente como vespa caçadora  e tem o nome científico de Pepsis formosa pationii. De um tamanho de meter medo em qualquer um, somente a fêmea dessa especie é causa tanta dor ao ferir seus inimigos.

E o motivo para isso é simples: ela caça aranhas caranguejeiras, muito maiores que elas próprias, para servir ainda vivas às suas ninhadas de larvas-filhotinhas. Os machos, como não têm essa função de alimentar a família, não conta com o veneno torturante.

1

Mas, o mais interessante de tudo é que o veneno das vespas caçadoras não é mortal e serve apenas para paralisar suas vítimas (o que funciona muito bem, aliás). Outro detalhe sobre essa espécie de inseto, dona da ferroada mais dolorosa do mundo, é que, quando adultas, as vespas nem carnívoras são e se alimentam, basicamente, de pólen. Meigo, não?

3

De acordo com os estudiosos da vespa caçadora, todo o estrago que ela causa no corpo de suas vítimas, inclusive no de seres humanos (centenas de vezes maiores que ela) dura apenas 3 minutos. No entanto, a dor desse período é tão intensa que a pessoa deseja morrer. Não é à toa, aliás, que a ferroada mais dolorosa do mundo está classificada como nível 4 no Índice de Dor de Ferroadas de Schimidt, o nível mais alto da escala; e descrita como “ferozmente elétrica”.

Alguns relatos, por exemplo, dizem que a ferroada mais dolorosa do mundo tem o mesmo efeito de uma descarga muito forte de eletricidade no corpo. Há ainda quem tenha descrito a ferroada mais dolorosa do mundo como se todo o sangue de seu corpo tivesse se tornado ácido, ao mesmo tempo em que estava sendo eletrocutada.

4

De acordo com pesquisadores do Texas Parks and Wildlife, nos Estados Unidos, a recomendação, caso as pessoas sejam atacadas por uma vespa caçadora, é de apenas deixar e começar a gritar, já que ninguém consegue manter a coordenação verbal e física nesses momentos. Fora isso, não há o que fazer a não ser esperar os efeitos da ferroada mais dolorosa do mundo passar.

Mas, em meio a tantas descrições de dor, há uma notícia boa. Estudiosos afirma que, embora a vespa caçadora seja ousada (pelo fato de não ter muitos predadores naturais), elas não costumam ser uma ameaça ao ser humano. Quem entende do assunto garante que ataques espontâneos das donas da ferroada mais dolorosa do mundo são raríssimos e que elas só ficam irritadas, e se defendem, caso as pessoas resolvam fazer algo muito estúpido, como tentar pegá-las.

Abaixo, você vê um ataque da vespa caçadora, responsável pela ferroada mais dolorosa do mundo:

Melhor manter distância, não acha?

Confira também: 5 dores do corpo que JAMAIS devem ser ignoradas.