Ciência & Tecnologia

Qual a origem da lua? Como ela surgiu, quando e por quê?

Ela está sempre maravilhosa sobre nossas cabeças, mas já se perguntou qual a origem da lua? Desde quando ela está lá? Do que ela é feita? A gente te explica.

A lua é a menina dos olhos do Planeta Terra. Todas as noites, nós invariavelmente damos uma pequena escapada para admirar sua beleza, que ilumina a noite e esquenta o coração dos poetas.

Somos fascinados por praticamente tudo que envolve a lua. Desde sua importância vital para o movimento das mares e até mesmo pelo seu outro lado, o lado oculto da lua.

Mesmo caindo de amores por ela quase todos os dias, o que você sabe sobre a origem da lua? O Segredos trouxe até você a explicação da origem da lua.

Qual a origem da lua?

Origem: como surgiu a lua? Quando isso aconteceu?

Pode parecer uma piada, porém, a lua provavelmente nasceu de um impacto que a Terra sofreu com outro planeta. Tratava-se de um colosso do tamanho de Marte que atravessou a sua órbita. Esse impacto teria sido o maior que o nosso Planeta já sofreu desde sua origem.

O astro que atingiu a Terra, sendo menor do que ela, terminou estilhaçado. Não que o nosso mundo tenha ficado inteiro, uma vez que grande parte da sua superfície também foi destruída e acabou indo para o espaço.

Passados alguns anos, os restos da explosão se juntaram. Essa junção resultou na Lua. Esse fenômeno assustador só aconteceu porque o sistema solar estava em formação na época. Poucos milhões de anos antes do impacto, havia apenas poeira microscópica em volta do Sol.

Teoria mais forte

Origem: como surgiu a lua? Quando isso aconteceu?

Na prática, não existe certeza absoluta sobre a origem da lua, porém, essa é a teoria mais aceita. Embora ainda não existam provas definitivas de que a colisão espacial tenha realmente acontecido, essa teoria tem um bom argumento a seu favor.

O fato de a concentração de 2% de ferro do centro do satélite ser praticamente igual à encontrada nas camadas mais superficiais da Terra – justamente as que teriam sido atingidas pela pancada.

“Além disso, a composição das pedras lunares é bastante parecida com a das rochas do manto terrestre, a camada que fica logo abaixo da superfície do planeta. É mais um ponto em comum entre os dois astros”, diz o geofísico Lon Hood, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?

Fonte: Superinteressante

Imagem: Universo News Euronews El País

Próxima página »

Escolhidas para você