Qual a diferença entre a comida do rico e a do pobre?

Como é a mesa das pessoas ricas e das pobres que vivem hoje em seu país? Você saberia responder essa pergunta? Por mais que não seja possível ter certeza a “quantas andam” os cadápios pelo mundo a fora, dois fotógrafos, Henry Hargreaves e Caitlin Levin, decidiram pesquisar o assunto e transformar esse tema em um ensaio fotográfico, chamado Power Hungry (ou Fome de Poder, em português); capaz de nos fazer pensar sobre a desigualdade social planeta a fora.

Isso porque, juntos, os profissinais recriaram, de forma criativa, uma forma de representar a base da alimentação de ricos e pobres, em locais diferentes do mundo, ao longo da história. Assim, em uma só mesa, dividada ao meio, eles colocaram o que as pessoas mais abastadas consumiam ou ainda consomem em suas refeições principais, frente aos pratos modestos e nada fartos, que a parcela menos favorecida da população tinha ou ainda costuma ter em seu dia-a-dia.

Como você vai ver, as fotos funcionam como um grito de alerta à desigualdade social histórica e abrem também nossos olhos para a situação atual: será que mudamos alguma coisa? Quando tudo, finalmente ficará igualado?

Confira o ensaio fotográfico e perceba a discrepância entre o que ricos e pobres têm ou tinham à mesa, ao longo de diferentes momentos históricos mundiais:

Atualmente, na Coréia do Norte – Ricos

1

Atualmente, na Coréia do Norte – Pobres

2

França pré-revolucionária – Ricos

3

França pré-revolucionária – Pobres

4

Antigo Egito – Ricos

5

Antigo Egito – Pobres

6

Império Romano – Ricos

7

Império Romano – Pobres

8

Atualmente nos Estados Unidos – Ricos

9
Comida de ricos nos Estados Unidos.

Atualmente nos Estados Unidos – Pobres

10
Com ida de pobre nos estados unidos.

Atualmente na Síria – Ricos

11
A diferença da comida dos ricos e dos pobres na Síria.

Atualmente na Síria – Pobres

12
A diferença da comida dos ricos e dos pobres na Síria.

E então, já tinha parado para pensar no assunto?