Curiosidades

O que significa “quinto dos Infernos” e qual a origem da expressão?

A expressão quinto dos infernos é uma das mais populares no Brasil, porém ela possui duas origens inusitadas: no Brasil e em Portugal.

Certamente você já ouviu a expressão quinto dos infernos sendo dita por alguém. Sendo assim, temos essa expressão que já é bem antiga. E engana-se quem pensa que ela surgiu no Brasil. Ou, talvez tenha surgido, afinal existem duas versões para o surgimento dessa frase tão usada. Além disso, ela deve existir há cerca de 3 séculos.

Sobretudo, ela não tinha relação alguma com o inferno ou algo do tipo. Ela estava relacionada ao exílio de algumas pessoas. Então, ficou com curiosidade de saber o porquê? Vamos então descobrir a história por trás de quinto dos infernos.

O Quinto dos Infernos

Quinto dos Infernos - O que é e a história da expressão
Tricurioso

Como dito anteriormente, engana-se quem acredita que a expressão “quinto dos infernos” surgiu no Brasil. No entanto, ela tem duas histórias que possuem diferentes origens.

Origem no Brasil

Quinto dos Infernos - O que é e a história da expressão
Barra de ouro do Brasil Colonial – P.P. Balsemão

Durante a época do Brasil Colônia, o Ciclo do Ouro daqui causou uma certa corrida em busca do enriquecimento. Portanto, os portugueses e brasileiros deslocavam-se para as regiões das minas, onde tentariam a sorte para adquirir ouro. Entretanto, a coroa portuguesa interviu, colocando, assim, impostos sobre o ouro obtido.

O imposto era o seguinte: todo o ouro encontrado deveria ser encaminhado para as Casas de Fundição, derretido e transformado em barras, nas quais havia o selo da Coroa. Portanto, durante esse processo, já era cobrado um imposto: o “quinto”, era a cobrança da quinta parte de todo o ouro encontrado. A Coroa Portuguesa, em 1750, começou a retirar o quinto diretamente nas casas de fundição.

Além disso, era utilizado esse imposto para tentar reduzir o processo de sonegação de imposto. E isso ainda gerou outra expressão: Santos do pau-oco, estátuas religiosas ocas que eram usadas pelos mineradores para roubar o ouro.

No entanto, aquele tributo era bastante odiado pelos donos das minas auríferas. Assim, eles passaram a chamá-lo de “o quinto dos infernos”. E, hoje em dia, essa expressão é usada até hoje quando estamos possessos de raiva.

Origem em Portugal

Quinto dos Infernos - O que é e a história da expressão
Geceli Vivan

No entanto, o povo em Portugal também começou a utilizar essa expressão na mesma época. Geralmente, as pessoas tinham o costume de mandar a outra para “o quinto dos infernos”. Todavia, esse lugar seria uma referência ao Brasil, um lugar longínquo e desconhecido. Além disso, o quinto era o imposto cobrado aqui. Assim, muitas vezes, as pessoas mandadas para o quinto dos infernos eram as que estavam sendo banidas de Portugal.

E aí, gostou da matéria? Veja essa daqui que também pode ser bem interessante para você: Contratorpedeiro – O que é? Como tornou-se um termo tão buscado?

Fontes: Aventuras na História; História de Tudo.

Imagem de Destaque: Mundo Rubro Negro.

Próxima página »

Escolhidas para você