Ração militar é um tipo de refeição pronta para comer, são rações de campo feitas para os soldados comerem em combate ou treinamento. Com efeito, elas devem ser compactas, mas saudáveis, estáveis na prateleira, duradouras e nutritivas.
Contudo, as rações militares não são apenas feitas para atender às necessidades nutricionais dos membros do serviço, mas também podem permanecer comestíveis por anos. Vamos saber mais sobre este tipo de alimento a seguir.
Como são as rações militares?
A embalagem flexível e durável também permite que elas sejam transportadas para qualquer lugar do mundo e possam ser lançados com segurança por pára-quedas ou em queda livre de 30 metros.
Além disso, cada ração contém cerca de 1.300 calorias, que incluem cerca de 170g de carboidratos, 45g de proteína e 50g de gordura, além de micronutrientes. Ao longo dos anos, elas também foram incrementadas com vitaminas e nutrientes adicionais.
Muitas rações contêm apenas uma única refeição. Entretanto, também existem rações especiais feitas para cobrir um dia inteiro no campo – são chamadas de rações de 24 horas.
Há também rações feitas especificamente para clima frio, ou para vegetarianos, ou para grupos religiosos especiais com restrições alimentares, como intolerantes a glúten por exemplo.
Qual é o sabor das rações militares?
Assim como na comida caseira ou em refeições de restaurante ou ramens instantâneos, há uma variedade de sabor e qualidade. Aliás, algumas das melhores rações militares prontas para comer são do Japão e da Polônia.
Em geral, porém, a densidade calórica tem precedência sobre o sabor. Desse modo, a estabilidade e a longevidade da prateleira têm precedência sobre o valor nutricional e a apresentação.
Algumas rações militares do mundo
1. Dinamarca
As rações militares comuns incluem chá Earl Grey, feijão e bacon em molho de tomate, um biscoito de aveia dourado e Tooty Frooties da Rowntree. (Além disso, um aquecedor sem chama.)
2. Espanha
As rações militares deste país incluem latas de feijão verde com presunto, lula em óleo vegetal, patê, um sachê de sopa de legumes em pó, bolachas e pêssegos em calda para sobremesa.
3. Cingapura
Na Cingapura, as refeições prontas para os militares incluem biscoitos com sabor de manteiga, macarrão instantâneo, bebida isotônica, biscoito em forma de peixe, macarrão de frango teriyaki com mel, batata doce em sopa de feijão vermelho, bem como barra de maçã e mirtilo e mini pacotes de Mentos.
4. Alemanha
Na Alemanha, as rações militares são compostas por geleias de cereja e damasco, vários sachês de toranja e suco exótico em pó para adicionar à água, biscotti italiano, pasta de linguiça de fígado e pão de centeio e goulash com batatas.
5. Canadá
Já no Canadá, esses alimentos reúnem lanches Bear Paws, filé de salmão com molho toscano ou cuscuz vegetariano para a refeição principal, os ingredientes de um sanduíche de manteiga de amendoim e geléia de framboesa, e xarope de bordo.
6. Estados Unidos
Nos EUA, as rações possuem alimentos como sementes de papoula de amêndoa, cranberries, cidra de maçã temperada, manteiga de amendoim e bolachas, macarrão com “migalhas” de vegetais em molho de tomate picante e um aquecedor sem chama.
7. França
Na França, essas refeições prontas reúnem patê de veado, cassoulet com confit de pato, carne de porco crioula e pudim de chocolate cremoso, um pouco de café e bebida aromatizada em pó, muesli no café da manhã e um pouco de caramelo Dupont d’Isigny. (Há também um aquecedor descartável.)
8. Itália
As rações militares italianas incluem um cappuccino em pó, muitos biscoitos, uma sopa de macarrão e feijão, peru enlatado e uma salada de arroz. A sobremesa é uma barra de cereal, salada de frutas enlatada ou uma barra de chocolate muesli. (E há um fogão de acampamento descartável para aquecer partes da refeição.)
9. Reino Unido
No Reino Unido, essas refeições prontas reúnem café Kenco, chá Typhoo, uma mini garrafa de Tabasco, frango tikka masala, uma massa vegetariana, carne de porco e feijão no café da manhã, mix de trilhas, um “bolso de frutas” de maçã com pacotes de Polos.
10. Austrália
Por fim, na Austrália, as rações militares incluem vegemite, biscoitos recheados com geleia, um tubo de leite condensado, almôndegas, massa de atum com pimenta, uma colher de abridor de latas para chegar ao queijo cheddar processado da Fonterra, bem como muitos doces, refrigerantes e doces apetitosos com aparência de barras rotuladas como “ração de chocolate”.
11. Brasil
Cada ração militar brasileira contém carne em pasta – uma fonte de proteína, bolachas, sopa instantânea, barra de cereais com fruta, uma barra de chocolate com nozes ou caramelo, café instantâneo, sumo de laranja em pó, açúcar, sal e um aquecedor com um sistema de tabletas alimentados por álcool, uma carteira de plástico e um pacote de lenços.
Fontes: BBC, Vivendo Bauru, Lucilia Diniz
Então, gostou deste conteúdo? Pois, leia também: Arroz com feijão – Benefícios da mistura mais popular do Brasil