Refrigerante diet pode aumentar risco de AVC e demência

Se você opta por refrigerante diet ao invés do normal para consumir menos calorias, fique sabendo que essa não é uma decisão muito sábia. De acordo com um estudo da Universidade de Boston, bebidas artificialmente adocicadas podem aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), ou desenvolver doenças mentais degenerativas que causam demência, como o Alzheimer.

O pior de tudo isso é que não é preciso um consumo muito grande desse tipo de bebida para entrar para o grupo de risco. Conforme o estudo, beber somente uma latinha de refrigerante diet por dia já o suficiente para aumentar em três vezes a propensão de desenvolvimento desses problemas.

Provas ou coincidências?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores coletaram dados de mais de 4 mil pessoas por 10 anos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um, com 2.888 pessoas com mais de 45 anos, estudadas para o caso do desenvolvimento de AVC; e outro com 1484 pessoas com mais de 60 anos, estudadas para o risco de demência.

O estudo investigou a quantidade de refrigerante diet que essa pessoas ingeriam regularmente entre 1991 e 2001 e comparou com o número de pessoas que sofreu derrame ou demência nesse mesmo período. O resultado foi que 97 casos de AVC e 81 casos de demência foram registrados nesse intervalo de tempo.

Menos refrigerante diet, mais saúde

Conforme os especialistas, embora ainda seja cedo demais para atribuir a culpa de AVC ou doenças degenerativas com a ingestão de bebidas artificialmente adoçadas, a verdade é que outros estudos já se aproximaram disso. Já existia uma associação conhecida na literatura entre o consumo de refrigerante diet e o risco de doenças cardiometabólicas, obesidade, distúrbios da alimentação e assim por diante.

Os cientistas afirmam que ainda é preciso outras investigações para delinear quais são os efeitos dessas bebidas no cérebro, mas o conselho é para que as pessoas abandonam ou reduzam drasticamente o consumo de refrigerante diet e de outras doenças adocicadas artificialmente.

Embora esse tipo de bebidas esteja ficando famosa atualmente, e até seja entendida como mais saudável que as açucaradas, elas podem ser bem perigosas para a saúde em vários sentidos.

E, se você não pode beber refri diet para conservar o cérebro, antes de escolher o refrigerante normal, é melhor ler essa outra matéria: 11 sintomas de diabetes para conhecer e ficar atento.

Fonte: Veja