A princípio, a tosse surge como sintoma de algum outro problema de saúde. Ainda que existam xaropes e medicamentos voltado para a redução das crises, apostar num remédio caseiro para a tosse muitas vezes pode ser mais benéfico.
Isso porque os remédios muitas vezes podem ser utilizados para combater a tosse, mas também outros sintomas, sendo que ela perdura por mais tempo e é a última a sumir. Dessa maneira, com o consumo de chás naturais, por exemplo, ela pode ser combatida mais rapidamente.
Na maioria das vezes, os chás são eficazes para eliminar tosses variadas, seja seca, noturna ou com catarro. Além disso, remédios caseiros também são boas alternativas para tratar bebês e crianças pequenas, que podem ter dificuldades ou até mesmo contraindicações diante de alguns medicamentos.
Remédios caseiros para tosse
Suco de guaco com cenoura
O guaco é uma erva medicinal utilizada como remédio caseiro para várias condições. A planta tem propriedades anti-inflamatórias que melhoram a respiração e, assim, ajudam a combater a tosse, bem como outros sintomas de gripes e resfriados. Já a cenoura, possui betacarotenos ricos em antioxidantes, capazes de potencializar a ação do guaco.
Apesar da eficácia, o guaco não deve ser consumido por gestantes, pessoas com fluxo menstrual intenso ou que usam anticoagulantes. Mesmo quem não se encaixa nesses grupos, deve consumir com moderação, pois o exagero pode causar vômito e diarreia.
Chá de gengibre com limão
A mistura de gengibre e limão é uma ótima solução de remédio caseiro para a tosse seca. A combinação reduz a irritação na garganta e nos pulmões, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também atua para descongestionar as vias áreas, aliviando a irritação na região.
Mel
O mel é benéfico especialmente no combate à tosse seca. Já que protege a mucosa da garganta, consegue diminuir as crises de tosse causadas pela irritação da área. É indicado para bebês a partir de 1 ano de idade e também pode ser consumido juntamente com outros chás, principalmente o de limão.
Alcaçuz
O alcaçuz é uma erva que possui uma raiz famosa por ser um poderoso expectorante natural e, sendo assim, é uma ótima opção de remédio caseiro para a tosse. Seu principal benefício é atuar como sedativo na mucosa da traqueia, graças à presença de glicirrizina.
Canela
A canela reúne uma série de ações positivas no combate a tosse, como bactericida, antiviral e antioxidante. Além disso, a especiaria também é capaz de atuar nas mucosas com efeito secante e expectorante, aliviando a irritação das vias aéreas e reduzindo a frequência das tosses.
Chá de alteia
A alteia também é conhecida por outros nomes, como malva-branca, malva-do-pântano, malvaísco ou malvarisco. A planta é popularmente utilizada no tratamento de várias condições respiratórias, graças a suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e sedativas. Dessa maneira, é um ótimo remédio caseiro para tosse.
Chá de tomilho
O chá de tomilho é eficiente na eliminação do catarro, quando a tosse traz muito acúmulo de muco. Além disso, suas propriedades anti-espamódicas ajudam a alivar a congestão nasal, bem como a inflamação na região da garganta.
Xarope de agrião
O agrião é outra planta com propriedades medicinais úteis no combate a irritações na garganta. Por causa da concentração de gluconasturcósido, ele consegui agir contra as bactérias das vias respiratórias, reduzindo infecções e trazendo alívio para a região.
Chá de amor-perfeito
Quando consumida na forma de chá, a erva oferece propriedades calmantes. Sendo assim, seu contato com a garganta reduz a irritação na área, ajudando a reduzir tosses secas. Além disso, o chá também é benéfico no fortalecimento do sistema imunológico.
Abacaxi
A eficácia no abacaxi como remédio caseiro para tosse se deve à presença da enzima bromelina. Isso porque o composto tem ação anti-inflamatória, capaz de aliviar a tosse. O abacaxi também é rico em vitamina C, fortalecendo os sistemas de defesa do corpo que atuam no combate a possíveis infecções que estão provocando a tosse.
Chá de urtiga
A urtiga é eficiente no combate à tosse por conta de uma série de propriedades adstringentes, anti-histamínicas e diuréticas. Com esse conjunto, é capaz de aliviar os sintomas da tosse, sendo seca ou com acúmulo de catarro. A planta também tem efeito calmante, capaz de atuar no alívio do desconforto da garganta e das vias respiratórias.
Inalação com eucalipto, hortelã e pinheiro
Além do consumo de chás, as inalações de vapores de ervas também são eficazes para aliviar tosses. Essas plantas conseguem eliminar muco leve com facilidade, além de agirem em secreções mais espessas para que elas consigam ser eliminadas pelo corpo.
Entretanto, o excesso de inalação ou alta concentração de ervas na mistura pode irritar a mucosa do nariz e das vias respiratórias, provocando um afeito adverso e gerando ainda mais irritação.
Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Sintomas de resfriado – Identificação e diferenças para a gripe
Fontes: Minha Vida, Tua Saúde
Imagens: Medical News Today, Lifestyle ao Minuto, mulher, BT, Nutrição & Prazer, Ncultura, Medicina Natural, Troquinha, tudo ela, Tua Saúde, Saúde Dica, Tua Saúde, mulher