Não é exagero, embora dizer que a morte possa ser “sentida pelo nariz” não pareça uma história muito verdadeira. Essa relação estreita da hora de partir desse mundo e o olfato, aliás, foi provada recentemente por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, quanto mais tempo de vida a pessoa tem, mais intensos parecem os cheiros envolta dela. Da mesma forma, quanto mais problemas relacionados ao olfato essa pessoa tiver, maiores são os indícios de que a morte está próxima!
Para chegar a essa máxima, mais de 3 mil homens e mulheres, entre 57 e 85 anos, participaram de um estudo, que testava a capacidade de detecção de cheiros de várias coisas, como rosas, laranja, peixe e hortelã-pimenta. Depois dessa experiência, ficou claro para os estudiosos que aqueles com os piores olfatos eram os que tinham menos tempo de vida.
Além disso, os pesquisadores constataram que a chance das pessoas que têm dificuldades em sentir cheiros morrerem em até 5 anos era 3 vezes maior do que aqueles sem qualquer problema com o olfato. Para os responsáveis pelo estudo, é provável que exista uma relação direta entre a incapacidade de reconhecer odores e algumas degenerações do organismo em função da idade. Logo, a morte poderia se detectada pelo cheiro… ou pela falta dele, nesse caso.
E aí, como anda seu nariz?
Um comentário em “Seu nariz sabe quando você vai morrer!”