Segundo a Constituição Brasileira, o Exército Brasileiro (EB) é uma instituição permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República. Desse modo, o EB é uma das três Forças Armadas do país que tem como missão a defesa da pátria e à garantia da lei e da ordem. Por conseguinte, as duas outras forças são: Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB), e cada uma delas são representadas por símbolos, assim como o Exército.
Com relação a hierarquia do Exército que está sob o comando do Ministério da Defesa desde 1999, a instituição possui o Comandante Supremo, que como lido acima, é o Presidente da República. Abaixo dele está o Comandante do Exército e em seguida estão as chefias dos órgãos de direção geral, setorial e operacional.
Origem do Exército Brasileiro
A história do Exército Brasileiro tem início na proclamação da independência do Brasil, ou seja, em 1822. Todavia, antes de existir um exército oficial, já haviam diversos grupos de brasileiros mobilizados para guerra, desde a colonização do país. Dessa forma, a data da primeira atuação do EB foi durante a Batalha dos Guararapes em 19 de abril de 1648. Portanto, a formação do exército adversário dos Países Baixos é tida como a origem do Exército Brasileiro.
Símbolos do Exército Brasileiro
Certamente, você já deve saber que o principal símbolo do Exército Brasileiro apresenta vinte lâminas ou pontas de espadas que circundam um eixo vertical. Este símbolo representa principalmente a força, bem como bravura e virtude. Ademais, o interior é formado por elipses que sugerem a defesa por escudos de proteção. As cores do símbolos são as mesmas da Bandeira do Brasil, enaltecendo suas riquezas e belezas naturais. Por fim, o último elemento no centro é a constelação do Cruzeiro do Sul ou Crux, simbolizando uma cruz. Portanto, seu significado está atrelado a religião e a fé.
Armas do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro está dividido em Armas, Quadros e Serviços, e cada um também tem o seu próprio símbolo. As armas referem-se aos soldados propriamente ditos; os quadros, a oficiais e engenheiros e os serviços são relacionados a áreas como saúde e finanças. Dessa forma, as armas dividem-se em:
Infantaria
A Infantaria é formada pelos soldados a pé que atuam em operações ofensivas e defensivas. Existem várias especializações para a infantaria como por exemplo paraquedista, Polícia do Exército entre outras. Símbolo: dois fuzis cruzados com uma granada no meio em tons de verde.
Cavalaria
A Cavalaria reconhece e proporciona segurança às demais formações em combate. Além disso, ela pode ser blindada ou mecanizada. Símbolo: duas lanças cruzadas com bandeirolas e um laço, todos da cor vermelha.
Artilharia
As Armas de Apoio ao Combate incluem a Artilharia, Engenharia e Comunicações. Desse modo, a Artilharias oferece apoio de fogo durante uma missão. Símbolo: candeeiro reluzente.
Engenharia
A Engenharia oferece apoio ao viabilizar mobilidade ou conter a força inimiga. Símbolo: castelo imponente na cor azul-turquesa.
Comunicações
Por fim, as Comunicações oferecem apoio pela instalação e manutenção dos sistemas de Comando e Controle e de Guerra Eletrônica. Símbolo: um círculo na cor azul celeste com quatro setas indicando os pontos cardeais.
Quadros do Exército Brasileiro
Os quadros de pessoal do Exército são:
Quadro de Engenheiros Militares
São responsáveis pela área de ciência e tecnologia, bem como a produção do material bélico, ou seja, armas e outros equipamentos, nas fábricas e arsenais do Exército Brasileiro. Símbolo: dois canhões cruzados na cor cinza.
Quadro de Material Bélico
Trata das atividades gerais de manutenção dos equipamentos bélicos da Força, incluindo suas viaturas. Símbolo: roda dentada circunscrevendo um castelo, na cor azul-turquesa.
Quadro Complementar de Oficiais
Permite a profissionais de nível superior o ingresso como oficial de carreira, por intermédio da Escola de Formação Complementar do Exército. Símbolo: roda dentada vazada com uma espada e duas penas cruzadas.
Serviços do Exército Brasileiro
Em suma, esta última divisão trata dos serviços de Intendência, Saúde (médicos, dentistas e farmacêuticos) e Assistência Religiosa. Como resultado, seu objetivo é a manutenção do bem estar dos soldados, por meio do atendimento às suas necessidades sanitárias e de sustento. Respectivamente, os símbolos dos serviços são, folha de acanto na cor amarela; cruz vermelha e cruz sob uma bíblia – ambos amarelos.
Então, agora que você já sabe quais são os Símbolos do Exército Brasileiro, clique e leia: Canhão – Origem e como funcionam essas armas de artilharia
Fontes: Dicionário de Símbolos, Símbolos Net
Fotos: Pinterest