Curiosidades

Stan Lee, quem foi? História e carreira do criador da Marvel Comics

Conhece os filmes dos Vingadores, Homem de Ferro ou do Capitão América? Então provavelmente você deve conhecer o criador deles, Stan Lee

O rei dos quadrinhos. Certamente, quem é fã de HQs, as famosas histórias em quadrinhos, atribuem esse título a Stan Lee.

Basicamente, ele ficou mundialmente famoso por suas animações e criações. Dentre elas, podemos citar histórias como a do Homem de Ferro, do Capitão América, dos Vingadores e de vários outros super-heróis.

Isso porque Stan Lee foi, nada mais nada menos, que um dos fundadores da Marvel Comics. E, certamente, foi um dos maiores e melhores criadores de histórias e personagens de todos os tempos. Inclusive, é por conta da emoção que suas histórias transmitem que ele se tornou um ídolo para várias gerações.

História de Stan Lee

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: IGN Portugal

Primeiramente, Stan Lee, ou melhor, Stanley Martin Lieber; nasceu no dia 28 de dezembro de 1922, em Nova York, EUA. Ele e seu irmão, Larry Lieber, são americanos, embora seus pais, Celia e Jack Lieber; fossem imigrantes romenos.

Continua após a publicidade

No ano de 1947, Lee se casou com Joan Lee, a qual foi caracterizada por ele como uma peça chave na história da sua vida. Inclusive, eles ficaram juntos por 69 anos. Durante esse período, aliás, tiveram duas filhas: Joan Celia Lee, que nasceu em 1950; e Jan Lee, que faleceu três dias após o parto.

Sobretudo, os traços desenhados, o amor pelos quadrinhos e o prazer pela criação sempre esteve nos melhores momentos de Stan Lee. Inclusive, para quem o conheceu, o seu interesse por histórias de quadrinhos vem desde a infância. Aliás, há quem acreditem até que ele foi o pai da maioria dos heróis da Marvel.

Contudo, vale ressaltar que ele não é o único produtor dessas histórias viciantes da Marvel. Mais à frente, como você vai ver, vamos falar sobre grandes artistas que também impulsionaram o sucesso da marca, como Jack Kirby e Steve Dikto.

Vida profissional

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Baquara neurótico

Basicamente, tudo iniciou quando Stan Lee se formou no ensino médio, em 1939. Na época ele entrou como assistente na empresa Timely Comics. Inclusive, essa empresa era uma divisão de Martin Goodman, voltada para revistas pulp e quadrinhos.

Continua após a publicidade

Após algum tempo, ele foi contratado formalmente pelo editor da Timely, Joe Simon. Inclusive, seu primeiro trabalho publicado foi em maio de 1941, a história “Captain America Foils the Traitor’s Revenge”. Esse conto foi ilustrado por Jack Kirby e lançado na edição nº3 da Captain America Comics.

Aliás, esse não só foi o início do Capitão América, como também foi o início de todo legado de Stan Lee. Até porque, ainda no ano de 1941, quando Stan Lee ainda tinha seus 19 anos, ele se tornou o editor interino da Timely Comics. Isso, claro, após a saída de Joe Simon e Jack Kirby da companhia.

Já, em 1950, a DC Comics lançou o seu grande sucesso, que foi a criação da Liga da Justiça. Por isso, a Timely, ou melhor, Atlas Comics; decidiu correr atrás de um apogeu. Para isso, ficou a cargo de Stan Lee a missão de criar um time de super-heróis novos, revolucionários e cativantes.

Sobretudo, no início dos anos 1960, Stan Lee foi motivado por sua esposa a idealizar os seus personagens do zero. Assim, em 1961, foi concluída sua primeira criação em conjunto com Jack Kirby. Da parceria, aliás, surgiu O Quarteto Fantástico.

Continua após a publicidade

Início da Marvel Comics

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Observatório do cinema

Após a criação do Quarteto Fantástico, as vendas aumentaram consideravelmente. Portanto, a popularidade da empresa também cresceu. Logo, eles mudaram o nome da empresa para Marvel Comics.

E, motivamos pelo aumento das vendas, eles criaram muitos outros personagens. Aliás, foi a partir daí que nasceram  o Incrível Hulk, o Homem de Ferro, Thor, os X-Men e Os Vingadores. Inclusive, esses foram criados juntamente com Kirby.

Já, Doutor Estranho e Homem-Aranha foram criados com Steve Ditko. E, por sua vez, o Demolidor foi resultado da parceria com Bill Everett.

Assim, durante a década de 1960, Stan Lee acabou se tornando o rosto da Marvel Comics. Basicamente, ele passou a ditar a maior parte das séries de quadrinhos da editora. Além disso, escrevia uma coluna mensal para a revista, conhecida como “Stan’s Soapbox”.

Continua após a publicidade

Ademais, ele continuou como editor chefe da seção de quadrinhos e editor de arte até o ano de 1972. A partir desse ano, contudo, ele se tornou publisher no lugar de Martin Goodman.

Outro marco em sua carreira se deu na década de 80. Isso porque, em 1981, ele se mudou para Califórnia para participar do desenvolvimento das produções audiovisuais da editora.

Stan Lee, o rei dos quadrinhos

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Cineset

De longe se percebe o potencial e as características únicas de Stan Lee. Ele realmente tinha um dom para as histórias e vidas em quadrinhos. Inclusive, pode-se dizer que um dos principais motivos de seu grande destaque foi sua capacidade de inovação. Isso porque, ao contrário do que se fazia na época, Lee passou a inserir os super-heróis no mundo comum.

Basicamente, se você parar para reparar, todos os heróis da Marvel Comics eram inseridos na cidade, no cotidiano de uma pessoa “normal”. Ou seja, os heróis de Stan Lee eram mais humanos que qualquer outra coisa. Por exemplo, o Homem-Aranha é um jovem inteligente de classe média-baixa, órfão, que ganha super poderes.

Continua após a publicidade

Portanto, o que prende ainda mais a atenção dos telespectadores é desmistifica a imagem de que herói é uma criatura sem defeitos. Aliás, ele conseguiu deixar os seus personagens mais humanos.

Além disso, ao contrário dos demais criadores de HQs, Stan Lee se interessar em interagir com o seu público. Na verdade, ele não só favoreceu o engajamento, como também ofereceu um espaço aberto para que o público pudesse encaminhar cartas com elogios ou críticas sobre suas criações.

Por conta dessa abertura, Lee passou a entender cada vez mais o que o seu público gostava e do que não gostava em suas histórias. Ou seja, com isso ele focou nos seus objetivos e aperfeiçoou ainda mais os seus personagens.

Popularidade

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Fatos desconhecidos

Vale destacar que ele ficou ainda mais popular quando começou a fazer pequenas aparições nos filmes dos seus super-heróis. Basicamente, suas aparições começaram no ano de 1989, no filme O Julgamento do Incrível Hulk.

Continua após a publicidade

Porém, somente no ano de 2000, sua aparição realmente se popularizou. Até porque foi nesse período que o Universo Cinematográfico da Marvel expandiu. Inclusive, suas aparições se tornaram ainda mais apreciadas, especialmente pela pitada de humor.

Assim, sua popularidade foi se tornando cada vez mais grandiosa. Tanto é que, em 2008, ele foi premiado com a American National Medal of the Arts por sua contribuição na produção de quadrinhos. E, em 2011, ganhou uma estrela na calçada da fama, em Los Angeles, Califórnia.

Além dos filmes, as pessoas apreciavam também as participações especiais que Lee fazia na San Diego Comic-Con, o maior evento de cultura nerd do mundo.

Caso desagradável

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Fatos desconhecido

Infelizmente, nem tudo foram flores na vida de Stan Lee. De acordo com o site The Hollywood Reporter, especializado em furos da vida de famosos, o rei dos quadrinhos provavelmente estava sofrendo maus tratos em sua própria casa.

Continua após a publicidade

De acordo com eles, Keya Morgan, o responsável por cuidar dos negócios de Lee, não cuidava tão bem assim do empresário. Basicamente, ele foi acusado de roubo, de proibir Lee de ver os seus amigos e de obrigá-lo a assinar documentos prejudiciais ao seu nome.

Sobretudo, esse caso não só revoltou os fãs do rei dos quadrinhos, como todos os jornais do mundo. Por conta de tal notícia, Morgan ficou proibido de chegar perto de Stan Lee e de sua filha.

Na época, aliás, foi levantada a hipótese de que a filha de Lee estivesse conivente com Morgan. Isso porque ela morava com o pai e, mesmo assim, nunca denunciou o cuidador. Porém, esse detalhe nunca foi comprovado.

Desfecho de uma vida de muito sucesso

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Fatos desconhecidos

A princípio, como já dissemos, Stan Lee era extremamente apaixonado pela esposa. Em julho do ano de 2017, portanto, Stan Lee sofreu o maior baque de sua vida: a morte de Joan Lee, após sofrer um derrame e ser hospitalizada.

Continua após a publicidade

Sobretudo, a partir do início de 2018, Stan Lee começou a lutar contra uma forte pneumonia. Inclusive, por já estar em uma idade avançada, a doença preocupava ainda mais. E essa, aliás, foi a causa de sua morte, no dia 2 de novembro de 2018, aos 95 anos.

Contudo, Lee está para sempre no coração de seus fãs. Após seu falecimento, inclusive, foram feitas inúmeras homenagens a esse mestre dos quadrinhos por parte dos estúdios da Marvel, da DC e dos fãs.

Inclusive, se você não viu, o filme Capitã Marvel dedicou toda a icônica abertura da Marvel à homenageá-lo. Além do mais, algumas pessoas até chegaram a fazer uma petição após sua partida, para que uma rua nos Estados Unidos recebesse o nome do icônico do mestre dos quadrinhos.

Curiosidades sobre Stan Lee

Stan Lee- Quem foi, como começou sua carreira e quando ele morreu
Fonte: Fatos desconhecidos
  • Ele já chegou a produzir e criar histórias para a sua maior rival DC Comics. Na verdade, a DC propôs que ele fizesse uma série reinventada com a origem dos principais heróis da DC;
  • Inclusive, ele recriou uma nova história de vida do Batman. Essa série que ele produziu, se chamava Just Imagine e teve 13 edições. Nela, o Batman se chamava Wayne Williams, ele era um afro-americano bilionário, cujo pai trabalhava na polícia e havia sido morto;
  • Stan Lee teve 52 anos de carreira;
  • Ele chegou a produzir 62 filmes e 31 séries;
  • Após anos de carreira Stan Lee passou sua posição de editor-chefe da Marvel para Roy Thomas.

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Continua após a publicidade

Vem já conferir mais uma matéria do Segredos do Mundo: Excelsior! Como nasceu e o que significa a expressão usada por Stan Lee

Fontes: Adoro cinema, Fatos desconhecidos

Imagem de destaque: Fatos desconhecidos

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você