Curiosidades

StarCraft – História, origem, versões e sucesso do jogo

StarCraft é um jogo em tempo real que foi pioneiro no seu estilo. Para vencê-lo, sua principal arma precisa ser a estratégia.

Atualizado em 13/08/2020

O StarCraft é um jogo online criado pela Blizzard Entertainment. Seu primeiro game foi lançado em 1998. Contudo, o sucesso foi tanto que atualmente a saga já possui pacotes de expansão e novas versões. StarCraft é um game de estratégia feito para ser jogado em tempo real.

O jogo é baseado em estratégia. Então não adianta fazer tudo na pressa. É necessário pensar calmamente em cada movimento. Ou seja, dá para associá-lo com uma partida de xadrez. O enredo, a história e a jogabilidade são tão bons que a saga já começou a fazer parte de competições profissionais.

Em StarCraft o jogador pode escolher em quais das três raças disponíveis ele quer jogar – Protoss, Terranos e Zergs. A partir dessa escolha é possível criar cidades, lutar e se proteger contra ataques inimigos. Por fim, as estratégias para crescer e vencer os duetos depende do jogador.

Origem do Scarcraft

Fonte: Blizzard

Quando desenvolvia o jogo Diablo, em 1995, a Blizzard Entertainment já estava pensando em todo o planejamento de Scarcraft. Posteriormente, seria ele quem levaria a empresa a um novo patamar ao trabalhar com um diferente gênero.

A equipe de criação responsável era liderada por Chris Metzan e James Phinney. O primeiro desafio pelo qual eles passaram foi criar todo o universo do jogo. A história acontece em Koprulu Sector, uma parte da Via Láctea. Em seguida, ela gira em torno das três civilizações: Zergs, Protoss e Terranos.

Antes do jogo realmente começar, um resumo de toda a história e seus acontecimento importantes passam na tela. Isso serve para explicar como o jogo chegou àquele determinado ponto. O restante do desenvolvimento do game fluiu sem problemas e, em 1998, ele foi lançado para computadores. Mais de 11 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

A sequência

Fonte: StarCraft II

ScarCraft foi então um grande sucesso. Além disso, por muito tempo foi considerado como o melhor jogo de estratégia que ocorre em tempo real. Entretanto, em 2001, uma nova desenvolvedora, Nihilistic Software ficou responsável pela sequência da saga.

StarCraft: Ghost fugia da proposta inicial do jogo. Ao invés de seguir o seu diferencial de ser estrategista e jogado em tempo real, ele seria um jogo de ação em terceira pessoa. Entretanto, ele foi sendo adiado até que por fim, foi cancelado em 2004.

Somente em 2007 a empresa voltou a anunciar a sequência do jogo, que já estava em desenvolvimento. Seu lançamento aconteceria em 2010. É válido lembrar que, até hoje, é essa versão que é jogada nos campeonatos profissionais que incluem a saga.

A história de StarCraft

Fonte: Redbull

A história acontece em 2499 com as três civilizações que já foram citadas anteriormente. Entretanto, tudo começa em 2200, quando a Terra começa a enfrentar problemas e precisa procurar por novos locais que sejam habitáveis em algum lugar da galáxia.

Em meio essa busca, um cientista decidiu reunir um grupo de humanos que não eram mais queridos na Terra para viajar pelo espaço. Entretanto, eles passaram por problemas e acabaram ficando presos no meio do nada, há 60 mil anos luz da Terra.

Por causa disso ele aterrissaram em lugares próximos. Nos planetas Umoja, Tarsonis e Moria. Posteriormente os tripulantes acabaram se adaptando aos novos locais e logo formaram alguns grupos para comandarem a vida por lá.

Fonte: Tecnoblog

Entretanto, quando os Terranos começam a ficar sem recursos e eles precisam procurá-los em outros lugares, a batalha entre as raças começa. As disputas sempre vão se conectar entre Terranos, Zergs e Protoss. Por esse motivo, os jogadores sempre estarão expostos a diferentes cenários.

O jogo se inicia com os Terranos enfrentando os Protoss em busca de recursos. Nesse meio tempo, os Zergs se aproveitam para invadir os planetas que estão em poder dos Terranos. Além disso, eles também decidem declarar uma guerra contra os Protoss.

StarCraft: Remastered

StarCraft - Jogo game versão renovada
Fonte: Gamepad

Nos últimos anos o primeiro jogo da saga ganhou uma nova versão. StarCraft: Remastered ganhou novos gráficos em 4K. Além disso, ele recebeu novas melhorias no painel do jogador, novas texturas e um som em HQ. Isso tudo pra você se sentir ainda mais dentro do jogo.

Entretanto, toda a mecânica do jogo continua similar ao clássico. São o mesmo desenvolvimento de cada uma das três raças. Além disso possuem os mesmos mapas, construções, recursos e etc. Aliás, os objetivos também continuam iguais.

É necessário coletar recursos, produzir grandes e fortes unidades para que, posteriormente, seja possível vencer seu inimigo. É importante lembrar que não se sobrevive nesse jogo só com força, precisa-se usar sempre o cérebro para montar estratégias.

A competição

StarCraft II - Competição mundial
Fonte: Starcraft2

As principais competições do mundo utilizam o StarCraft II para a disputa. Apesar da Europa e da América do Norte possuírem jogadores incríveis e campeonatos com ótimas premiações, é a Coréia do Sul quem abriga o jogo. Ou seja, o local é a casa dos melhores jogadores do mundo.

Entretanto, a competição da saga ainda não aparece entre os mais populares. As duas maiores disputas do título são:

  • WESG – World Eletronic Sports Games
  • WCS

Esse último possui a edição Global Finals. É uma modalidade em que os melhores jogadores de todo o mundo se reúnem para competir por uma bolada de dinheiro. Em 2019, o campeão Dark, um sul coreano, levou pra casa 210 mil dólares.

O StarCraft possui diferentes modos de jogo, entretanto, para as competições, o mais utilizado é o 1×1. Ou seja, dois jogadores se enfrentam sozinhos controlando seu exército. Vence aquele que conseguir destruir o exército inimigo.

Enfim, gostou de saber mais sobre o jogo? Em seguida saiba mais sobre os Simpsons e suas previsões: Previsões dos Simpsons – Todas as vezes que a animação previu o futuro

Imagens: Eurogamer, Starcraft2, Tecnoblog, Gamepad, Starcraft2, Redbull, Blizzard

Fontes: Fandom, Betsul, Geekness, Fabricadejogos