O Taj Mahal é um majestoso edifício construído no século XVII. Ele fica localizado perto da cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, na Índia, e é sem dúvida imperdível para os milhares de turistas que visitam este recanto da Índia.
Vamos saber mais sobre esta que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um patrimônio mundial.
História do Taj Mahal
O Taj Mahal, construído na cidade de Agra entre 1631 e 1654, não é apenas um monumento arquitetônico, mas também contém uma das histórias de amor mais épicas de todos os tempos, estabelecendo-se como um símbolo de amor eterno para todos aqueles que conhecem as razões da sua construção.
Inspiração
O conjunto de edifícios que compõem o Taj Mahal é uma obra sublime, fruto da bela história de amor entre o príncipe Khurram e sua esposa favorita, Mumtaz Mahal.
Sabe-se que o belo edifício foi feito pelo rei Shah Jahan para servir de mausoléu para sua esposa, que morreu ao dar à luz sua décima quarta filha.
Origem do nome ‘Taj Mahal’
O príncipe Shah foi coroado alguns anos depois com o nome de Shah Jahan, “Rei do Mundo”, e era conhecido como um governante bondoso, um grande amante de seu povo e da paz.
Alguns anos depois disso, sua felicidade acabou e ele sofreu a pior tragédia de sua vida. Sua amada e favorita esposa, Mumtaz Mahal, não resistiu ao nascimento de sua 14ª filha. Em seu leito de morte, a rainha pediu ao rei que construísse sua tumba e a visitasse todos os anos no aniversário de sua morte.
Com efeito, em sua memória, contratou 20.000 trabalhadores para construir o que seria o melhor mausoléu do mundo e um exemplo de simetria. Sua construção levou 22 anos e foi feita com os melhores materiais, mármore branco, pedras preciosas e joias trazidas de todo o mundo.
Portanto, o nome “Taj”, de origem persa, significa “coroa”, e “Mahal” significa “primeira dama do palácio”.
Onde fica o Taj Mahal?
O Taj Mahal fica na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. Fica a cerca de 200 quilômetros ao sul da capital indiana, Delhi.
O monumento mais importante do complexo é o mausoléu de mármore branco, túmulo de Mumtaz Mahal, que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1983, e nomeado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Características arquitetônicas e decoração do Taj Mahal
Os melhores construtores, trabalhadores, as melhores joias e pedras foram usados nessa construção imponente. Aliás, foi necessário desviar o curso do rio Yamuna para que o Taj Mahal pudesse ser visto refletido em suas águas.
Além disso, existem três tipos de decoração no Taj Mahal: as pinturas, que são raras, os baixos-relevos, essencialmente em mármore, e a pietra dura, que são incrustações de pedras preciosas ou semipreciosas em placas minerais.
Jardins
A circundar o recinto encontra-se um muro de arenito vermelho com uma monumental guarita a sul que dá acesso a um grande pátio de 300 metros de largura, com uma piscina de mármore ao centro.
Cada seção do jardim é dividida por caminhos em dezesseis canteiros de flores, com uma piscina central de mármore a meio caminho entre a entrada e o mausoléu.
Atrás do pátio de entrada, rodeado por quatro portais, oferece-se uma vista idílica: a sul, um jardim dividido em quatro, com terraço de mármore e fonte central, a norte, terraço de arenito.
Desse modo, ele abrange a largura do jardim, o mausoléu e seus anexos, uma mesquita a oeste e uma sala de reuniões idêntica a leste.
Edifícios secundários
O complexo também é composto por outros mausoléus secundários e dois edifícios quase simétricos: uma mesquita e um jawab (pousada), um de cada lado do mausoléu principal.
Curiosamente, o túmulo que pode ser visto dentro do mausoléu principal é apenas uma réplica, ou seja, os restos mortais do imperador e sua esposa ficam a vários metros abaixo do solo.
Mausoléu
O mausoléu fica ao norte, atravessando o pátio, inserido em um jardim simétrico. É atravessado por um canal ladeado por duas fileiras de ciprestes, com uma cúpula majestosa.
Dentro do mausoléu está a câmara funerária, que contém a representação da tumba de Mumtaz Mahal e de Shah Jahan. Aliás, a câmara possui finas paredes de mármore com pedras preciosas que filtram a luz natural.
Na realidade, os corpos do casal repousam em uma câmara mais simples abaixo desta sala. A razão para isso é que a tradição muçulmana não permite decoração elaborada de túmulos.
7 Curiosidades sobre o Taj Mahal
1. Segundo algumas lendas, ao final da obra, o imperador teve as mãos amputadas e os arquitetos cegos para que nunca construíssem algo igual ao Taj Mahal.
2. Outra lenda conta que o imperador considerou que o Taj Mahal não era suficiente para homenagear sua esposa Mumtaz. Assim, ele planejava construir outro monumento idêntico, mas feito de mármore preto, do outro lado do rio e conectado por uma ponte dourada.
3. As outras esposas do imperador também estão enterradas no Taj Mahal, mas não têm um lugar privilegiado como Mumtaz Mahal .
4. Devido à natureza do mármore, os tons do céu se refletem no edifício e, ao longo do dia, parece que ele muda de cor.
5. O golpe de um dos herdeiros de Shan Jahan o manteve trancado em seu palácio por oito anos, onde ele só podia ver o Taj Mahal de uma janela.
6. Os arquitetos conseguiram um efeito óptico. Desse modo, quando você se aproxima do mausoléu, parece ficar menor, mas à medida que se afasta, fica maior.
7. Por fim, para a decoração, os construtores utilizaram 28 tipos de pedras semipreciosas e gemas, incluindo diamantes, vindos de diversas partes do mundo. A construção do Taj Mahal durou 22 anos.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Cultura Genial
Leia também:
Coliseu de Roma: história e curiosidades sobre o monumento
História da Torre Eiffel: origem e curiosidades sobre o monumento
Pirâmide de Quéops, um dos maiores monumentos construído da história
Arco de Galério – História por trás do monumento da Grécia
Esfinge de Gizé – História do famoso monumento sem nariz
Torre de Pisa – Por que ela é torta? + 11 curiosidades sobre o monumento
Colosso de Rodes: o que se sabe sobre uma das Sete Maravilhas da Antiguidade?