Curiosidades

Tirinhas da Mafalda – 17 histórias da personagem para fazer pensar

As tirinhas e histórias da Mafalda fizeram parte da educação de muitos brasileiros. Além disso, suas reflexões servem até os dias atuais.

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma prova escolar, em que as tirinhas da Mafalda apareciam de exemplo. A Mafalda e suas histórias são reconhecidas por milhares de pessoas em todo o mundo.

Isso porque, a criança de apenas 6 anos não aparecia nas revistas, jornais e até provas apenas como entretenimento. Mafalda sempre foi ligada aos problemas sociais.

Portanto é comum encontrar tirinhas da Mafalda onde a garota questiona sobre política e todos os problemas humanitários a sua volta.

Enfim, no decorrer de suas histórias, é possível perceber que Mafalda é uma criança super inteligente, curiosa, preocupada com o mundo, empática e irreverente.

Continua após a publicidade

A história de Mafalda

Fonte: El país

Mafalda surgiu em 1962 criada pelo cartunista Joaquín Salvador Lavado para estampar uma campanha publicitária. Entretanto, acabaram rejeitando a proposta afirmando que as histórias de Mafalda se confundiam com o conteúdo do próprio jornais. A personagem ficou dois anos parada depois disso.

Posteriormente, em 1964, Joaquín decidiu voltar com as tirinhas da Mafalda, só que dessa fez, ela não existia apenas para uma campanha comercial. Ou seja, Mafalda ganhou novas histórias e personagens. Por fim, a primeira tirinha foi impressa em 29 de setembro do mesmo ano.

Não é preciso dizer que logo as tirinhas da garota se tornaram um sucesso mundial, não é?! Suas histórias foram traduzidas para 30 diferentes idiomas. Contudo, o cartunista decidiu em 1973, depois de quase 2 mil tirinhas escritas, não mais desenhar a Mafalda.

O criador das tirinhas da Mafalda

Cartunistas homenageiam Quino – Nova Pauta

Joaquín Salvador Lavado, também conhecido como Quino, foi um grande cartunista argentino. Aliás, muitos o consideram que na língua espanhola ele foi o mais famoso e traduzido em todo o mundo. E todo esse sucesso foi devido a Mafalda.

Continua após a publicidade

Infelizmente, no dia 30 de setembro de 2020, o mundo recebeu uma triste notícia. Quino faleceu, com 88 anos, em decorrência de um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Entretanto, seu maior sucesso com certeza continuará ensinando em conscientizando muitas pessoas.

Tirinhas da Mafalda

Enfim, mesmo com as histórias finalizadas em 1973, Mafalda continua sendo um sucesso em todo o mundo. Prova disso é que até crianças do século XX conhecem a personagem. Contudo, o verdadeiro marco das tirinhas da Mafalda foram e ainda são suas histórias bastante reflexivas. Dá uma olhada abaixo.

Paz

Inegavelmente, Mafalda acerta em todas as suas falas. Neste caso ela critica sobre como a paz é algo frágil e pode ser destruída facilmente.

Fonte: Catraca Livre

A saúde do mundo

Em uma de suas tirinhas Mafalda criticou a destruição da natureza quando colocar um vaso de planta do lado do globo terrestre por alguns segundos foi o suficiente para matar a plantinha.

Continua após a publicidade
Fonte: Revista Galileu

Notícias negativas

De forma cômica Mafalda questiona o motivo de que apenas assuntos negativos fazem parte da conversa das pessoas.

Fonte: Catraca Livre

Hierarquia familiar

Em uma de suas histórias Mafalda faz questão de reforçar que em sua família não existem pessoas acima das outras.

Tirinhas da Mafalda -
Fonte: Revista Galileu

Mais notícias nas tirinhas da Mafalda

Enfim, novamente a personagem faz críticas a todas as notícias ruins sobre o mundo que estão sendo veinculadas. Neste caso, o assunto se volta para como o planeta se sente com tudo isso.

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Desemprego

Aliás, críticas ao capitalismo e ao desemprego sempre fizeram parte das histórias de garota. Nesta tirinha a criança se questiona sobre o que seria o indicador de desemprego.

Continua após a publicidade
Tirinhas da Mafalda -
Fonte: Revista Galileu

Capitalismo

As tirinhas da Mafalda criticam o capitalismo, mas também o comportamento das pessoas em relação a isso. Afinal, se a mãe continua pagando e reclamando na cozinha, provavelmente os comerciantes não vão se importar com isso, né?!

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Influência da TV

Já fazem anos desde que saiu a última tirinha da Mafalda. Ainda assim seus assuntos continuam atuais. Por exemplo, neste caso a personagem percebe toda a influência que os meios de comunicação possuem sobre as pessoas e seus consumos.

Tirinhas da Mafalda -
Fonte: Revista Galileu

Intolerância

Mafalda também demonstra uma certa preocupação sobre como as pessoas estão se tornando intolerantes com opiniões contrárias as delas. Como por exemplo Miguelito ir embora porque ela prefere Coca-Cola.

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Preconceito

Algumas histórias da garota demonstram e criticam o preconceito que ainda existe na sociedade. Aliás, no caso abaixo, um preconceito disfarçado de aceitação.

Continua após a publicidade
Tirinhas da Mafalda -
Fonte: Revista Galileu

Tirinhas da Mafalda sobre a família

Assim como Mafalda critica o machismo, a personagem deixa claro que o dia-a-dia da mãe poderia ser outro se ela deixasse de ser dona da casa.

Fonte: Catraca Livre

Tirinhas da Mafalda sobre política

O criador de Mafalda era totalmente contra o governo repressivo da Argentina. Portanto, é muito comum encontrar tirinhas da personagem com críticas políticas.

Fonte: Revista Galileu

Mais uma sobre política

Novamente a personagem critica a política mundial ao demonstrar que não existe nenhum motivo para parabenizar os políticos do mundo.

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Novamente sobre política

Enfim, ficou claro qual assunto foi o favorito das histórias de Mafalda, não é?! Ao se ver totalmente distorcida no bula, a personagem se questiona como ficaria a política mundial ali.

Continua após a publicidade
Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Superlotação

Por fim, é possível perceber que a menina se preocupa com vários problemas globais. Neste caso a personagem percebe que os países que estão sempre enchendo é pouco. Isso comparado com todos os países do mundo. Logo, aquelas pessoas viverão vidas sem muita qualidade.

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Quantidade de informações

Novamente Mafalda fala sobre o volume de informações que eles recebem diariamente. Ou seja, nada vai, tudo vêm até ela.

Histórias da Mafalda
Fonte: Catraca Livre

Uma crítica global

Eventualmente Mafalda faz críticas a todos os seres humanos que estão destruindo o planeta com suas ações.

Fonte: Revista Galileu

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Mafalda – Quem é, como surgiu, história e tirinhas populares

Continua após a publicidade

Imagens: Delas, Elpais, Novapauta, Revistagalileu e Catracalivre

Fontes: Revistagalileu e Catracalivre

Próxima página »

Escolhidas para você