História

Torre de Babel: mitos e verdades sobre a construção lendária

Segundo o Antigo Testamento, a Torre de Babel realmente existiu. Mas ainda hoje existem muitas dúvidas sobre a sua real história.

Apesar de muitas das coisas relacionadas ao mundo cristão ainda serem mistérios, há aquelas que não. Mesmo que o tempo tenha passado, ainda existem histórias bíblicas que vem sendo desbravadas. Um exemplo, é a Torre de Babel. Ainda hoje se descobrem coisas a respeito a ela nos dias de hoje.

Certamente, esse nome soa familiar até para quem não é cristão. A Torre de Babel foi, segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11,1-9), uma torre construída na Babilônia (Iraque). Também conhecida como templo de Marduk, ela teria sido erguida pelos descendestes de Noé. Mas o que se sabe hoje sobre essa história cristã?

Por que a Torre de Babel foi construída?

Torre de Babel - o que se sabe sobre esse mito nos dias de hoje?
Fonte: cleofas

Após o dilúvio, presente nos livros de Gênesis, Deus ordenou que as pessoas se espalhassem pelo mundo. Contudo, um povoado não obedeceu essas ordens. Essa população decidiu se unificar em Babel, cidade fundada por Ninrode. E então começaram a edificar a cidade e a construir uma torre para simbolizar a força daquele povo.

Com o intuito de construir um monumento cujo cume toque os céus”, a Torre de Babel foi erguida. Mas Gênesis 11 não consegue esclarecer se, talvez, a civilização só estivesse com medo de outro dilúvio. Contudo, o que dá a entender é que o povo de Babel não respeitou as ordens de Deus e nem confiou nele de que não haveria outro dilúvio.

Continua após a publicidade

Com isso a Torre de Babel, que significa “portão de Deus” ou em hebraico “mistura”, se ergueu com tijolos de argila secos ao sol. Ela provavelmente era retangular e construídas em níveis que eram acessíveis por escadarias e rampas.

Mas ela realmente existiu?

Torre de Babel - o que se sabe sobre esse mito nos dias de hoje?
Fonte: assetsnffrgf

Contudo, até hoje, não se sabe e não encontraram essa torre. Segundo o livro de Gênesis, Deus puniu a soberba do povo por não respeitarem sua ordem causando uma mistura de línguas diferentes entre eles. Dessa forma, o povoado de Babel se dispersou geograficamente e o sonho de construir uma cidade forte se foi.

No entanto, existem várias teorias sobre onde estaria localizada a Torre de Babel. Por exemplo, alguns acreditam que, na verdade, ela era o Templo de Nabu, em Birs Nimrud, cerca de 16 quilômetros ao sul da Babilônia. Mas outros acham que ela era um zigurate conhecido na Babilônia, chamado Etemenanki. Esse monumento teria sido destruído por Xerxes, em 472 a.C.

Ou por outra, os judeus acreditam que Deus mandou fogo dos céus para destruir completamente a torre, como uma forma de punição.

Continua após a publicidade

O que se sabe hoje

Torre de Babel - o que se sabe sobre esse mito nos dias de hoje?
Fonte: hypescience

Nesse ínterim, em 2017, um estudo realizado pelo professor Andrew George da Universidade de Londres, encontrou uma pedra no Iraque, antiga Babilônia. Nesse objeto há um desenho de uma torre com degraus e uma pessoa segurando uma lança e usando um chapéu de cone. A pedra é datada do século 6 a.C e nela possui os dizeres “Templo da Babilônia”, além de contar a história da Torre de Babel. Para George, essa é uma forte evidência de que a história da torre é verdadeira.

Salvo que o desenho mostra um zigurate de sete níveis, algo que era bem grande naquela época. Pelos estudos do professor, também consegue-se identificar que ela teria sido construída por  Nabucodonosor 2º, o maior imperador da Babilônia.

E então? Será que a Torre de Babel realmente existiu ou teria sido apenas uma história para explicar a difusão das línguas no mundo?

Se você gostou da matéria, leia também: A Babilônia realmente existiu? Saiba a história do império citado na Bíblia.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você