Parte da Ponte Morandi, em Gênova, na Itália, desabou na manhã dessa terça-feira (14). O incidente aconteceu por volta de 11h15 no país, aproximadamente 7h15 no horário de Brasília.
A região de Gênova estava sendo atingida por uma forte chuva, quando a estrutura do viaduto não suportou e acabou entrando em colapso.
Embora as informações sobre as vítimas do desmoronamento ainda seja desencontrada, a estimativa da Defesa Civil italiana é de 20 mortes já confirmadas e 16 feridos. Por outro lado, as equipes de resgaste dos bombeiros apontam 35 mortos e o número tende a subir, já que as buscas continuam a todo vapor.
Veja o momento em que a ponte desaba em Gênova:
As imagens abaixo foram registradas por um transeunte, que estava em outro trecho da ponte quando a estrutura desmoronou. As imagens são do site Observador:
Magnitude da tragédia
Conforme o vice-ministro de Infraestrutura e Transportes, Edoardo Rixi, a ponte Morandi fica em uma área habitada de Gênova, por isso a expectativa, infelizmente, é de que o número de mortes continue subindo. Pelo viaduto passa a rodovia A10, que liga cidades no Norte da Itália e ao Sul da França.
A maior parte da estrutura da ponte caiu no leito do córrego Polcevera, mas grandes trechos acabaram desabando sobre casas, galpões e ruas que ficavam abaixo do viaduto. O estacionamento da Ansaldo Energia, uma das principais usinas de produção elétrica da Itália, também foi atingido, mas aparentemente o local estava vazio.
Ainda conforme as autoridades envolvidas nas buscas e resgates em Gênova, havia pelo menos 30 carros e entre 5 e 10 caminhões no trecho em que a tragédia aconteceu.
Ponte Morandi
Só para termos ideia dos estragos causados pelo desmoronamento, o viaduto atravessa a cidade portuária de Gênova, tem cerca de 100 metros de altura e nada menos que 1.182 metros de comprimento.
A ponte foi construída na década de 1960 e reformas em sua estrutura já haviam sido iniciadas em 2016.
Veja fotos da queda de ponte em Gênova, na Itália:
3 comentários em “Tragédia em Gênova: assista ao instante em que a ponte Morandi cai”