Você bebeu uísque da maneira errada todo esse tempo, revela novo estudo

Entre os conhecedores de uísque não existe um consenso sobre a melhor forma de tomar a bebida. Alguns dizem que o destilado deve ser tomado puro, outros preferem adicionar água ou gelo. Mas agora, um novo estudo resolveu acabar de vez com a discussão, revelando qual a melhor forma de se apreciar o uísque, comprovada pela ciência.

Guaiacol

O Guaiacol é uma molécula tipicamente encontrada no uísque, e já foi identificada como a principal responsável pelo sabor único dessa bebida. Björn Karlsson, o autor do estudo publicado na  Scientific Reports, mostrou que diferentes concentrações de água e álcool alteraram o comportamento dessa molécula na bebida, o que consequentemente influencia no sabor.

Ele também descobriu que as moléculas de guaiacol se associam mais facilmente com o álcool. Quando a concentração de álcool é igual ou superior a 70%, as moléculas guaiacol tendem a ficar no meio do copo, fazendo com que poucas delas cheguem a superfície.

À medida que mais água é adicionada, como durante o engarrafamento quando a concentração é reduzida para aproximadamente 45%, as moléculas de guaiacol tendem a espalhar mais, fazendo com que muito mais delas cheguem a superfície.

Água, água e água

“Isso significa que, em um copo de uísque, o guaiacol será encontrado perto da superfície do líquido, onde contribui tanto para o cheiro quanto para o sabor da bebida”, disse Björn Karlsson. Mas esse efeito, aparentemente, não pára por aí. “Curiosamente, uma diluição contínua de até 27% resultou em um aumento de guaiacol na superfície do liquido”.

Isso, por sua vez, resulta em um sabor superior, algo que os conhecedores de uísque poderiam ter descoberto antes.

 

 

Fonte: IFLScience
Imagens: Reprodução