Você precisa parar de beber leite desnatado, segundo Ciência

Todo mundo pensa que consumir leite desnatado é a opção mais saudável para aqueles que não conseguem viver sem um bom copo de leite no café da manhã, mas não é isso que os cientistas pensam. Contrariando os nutricionistas, um estudo publicado na revista Circulation, recentemente, mostrou que o consumo de leite integral pode reduzir, pela metade, os riscos das pessoas desenvolverem diabetes.

Para chegar a essa conclusão, cientistas acompanharam mais de 3 mil pessoas na tentativa de observar três subprodutos provenientes do consumo de laticínios sem redução de gorduras. Os participantes com níveis mais elevados desses marcadores tiveram uma redução significante na incidência de diabetes, em comparação àqueles que participaram do estudo, mas consumiram laticínios com menos gordura.

2

E com relação à quantidade calórica? Leite desnatado não é melhor por conter até metade das calorias do leite integral? E menos calorias não seria melhor para aqueles que estão tentando emagrecer?

Leite desnatado x leite integral

Todas esses questionamentos devem estar passando por sua cabeça agora mesmo, e com razão. Mas um outro estudo, publicado pelo American Journal of Nutrition, mostrou que as coisas não funcionam bem assim.

5

Conforme a pesquisa, das 18 mil mulheres acompanhadas durante o estudo, as que consumiram laticínios mais calóricos diariamente apresentaram 8% menos riscos de desenvolver obesidade que as demais. Dá para acreditar nisso?

Leite desnatado x nutrientes

E, embora o senso comum diga que remover calorias dos alimentos é bom por evitar o ganho de peso e reduzir o consumo de gorduras saturadas, estudos recentes também apontam que esse tipo de gordura podem fazer bem à saúde, em algumas circunstâncias. Além disso, o processamento do leite desnatado remove uma grande quantidade de nutrientes naturais, como vitaminas D, A, E e K.

4

Aliás, a maioria das marcas de leite desnatado acabam fortificando o leite alterado pelo processamento industrial, adicionando vitaminas sintéticas de volta e uma grande quantidade de leite em pó. Tudo isso garante que o leite desnatado seja minimamente saudável e tenha uma textura parecida com a do leite integral.

O que fazer?

Agora, se você está se questionando se todo muito deveria parar de beber leite desnatado e passar a consumir leite integral, a resposta é: depende. Como todo mundo já viu a respeito do consumo de ovos ou de manteiga/margarina, esse é um assunto polêmico e ainda sem conclusão.

1

Os cientistas aconselham que, mesmo com um valor calórico elevado, o ideal é que as pessoas aproveitem os nutrientes naturais do leite integral. Mas isso, claro, depende de seu estado de saúde e de seu histórico familiar de doenças. Por isso, o melhor mesmo é seguir as instruções de seu médico.

E, falando em leite, sabia que ele é um desses 8 alimentos que alteram o cheiro do corpo humano? E para pior hein!?

Fonte: Attn