Você sabe como abrir fechaduras sem usar chaves? Entenda como isso é possível

Quando você sai de casa e fecha a porta, você sente que suas coisas e seu lar estão seguros? A maioria das pessoas acha que depois de trancar a fechadura existe uma blindagem que separa o mundo e os mal intencionados das casas.

Acontece, no entanto, que essa tranquilidade toda só existe mesmo em nossas cabeças. Chaves e fechaduras são, na verdade, uma forma de manter a consciência em paz e de bloquear a passagem somente dos mais “morais”. Isso porque, como já cansamos de ver em filmes, portas podem muito bem serem abertas usando apenas as ferramentas corretas e tendo um pouco de paciência!

O vídeo que você vai ver no final da matéria, por exemplo, explica como é o funcionamento das travas de uma fechadura e o que é preciso fazer para corrompê-las. Quem desvenda o mistério é George Robertson, um chaveiro com mais de 30 anos de profissão, que chegou até a lançar um livro sobre a “arte” de arrombar fechaduras.

3

Bom, de acordo com ele, tudo que as pessoas precisam entender é que as fechaduras contam com um mecanismo bastante simples, que envolve apenas alguns pinos em sua parte interna. Assim, esses pinos precisam ser alinhados- com ou sem uma chave – para permitir que todo o conjunto gire, trancando e destrancando portas.

Veja como tudo funciona nas imagens. O vídeo está em inglês, mas é autoexplicativo, como você vai poder conferir. Se seu tempo estiver curto, pode pular as cenas até 3 minutos e 20 segundos, para ver como o mecanismo funciona com uma chave tradicional. Já, se quiser ver como destrancar a fechadura sem chaves, é só saltar para o minuto 8 do vídeo.

OBS: Só estamos mostrando isso tudo porque a maioria de nós sempre quis entender como os personagens dos filmes de Hollywood fazem para abrir as portas usando apenas canivetes ou grampos de cabelo. Além disso, confiamos em você, caro leitor; e sabemos que esses conhecimentos nunca serão usados para o mal. Certo?

Então, agora, assista ao vídeo: