8 deuses e lendas para conhecer melhor a mitologia brasileira

1. Tupã, o deus trovão

De acordo com algumas lendas, ele transforma mortais em entidades ou deuses. Tupã também é visto como um grande guerreiro e o trovão seria tanto sua arma quanto a forma de se expressar. Não há somente uma análise possível, e para alguns especialistas, Tupã não era exatamente um deus, mas uma manifestação do trovão.

2. Guaracy, o deus sol

Representa o Deus Sol. Para muitos grupos indígenas, ele foi criado por Tupã e é o irmão gêmeo de Jaci, a Lua. Há também algumas lendas que contam que Guaracy ajudou Tupã a criar todos os seres vivos, já que o sol é essencial para a vida no planeta.

3. Jacy, a deusa lua

Apesar de algumas lendas retratarem Jacy como esposa de Guaracy, é mais comum que ela seja representada como irmã do deus sol. Uma dessas narrativas contam que, quando o deus do Sol precisou dormir, o mundo caiu em trevas e, então, para iluminar a escuridão, Tupã criou Jacy.

4. Akuanduba, o deus da flauta

Conhecido por sua habilidade excepcional na música, Akuanduba é retratado como um ser divino que traz harmonia e encantamento através dos sons de sua flauta mágica. Esta divindade é típica dos povos araras, que habitavam a margem do rio Iriri, no Estado do Pará.

5. Caipora, divindade protetora da floresta

Esse é um tipo de divindade que tem o dom de imitar qualquer som, usando isso para enganar caçadores e fazer com que se percam na mata. Desse modo, são tidas como protetoras das matas e dos animais.

6. Iara, deusa das águas

Figura lendária e divindade associada às águas, especialmente aos rios e lagos da região amazônica. Ela é retratada como uma bela sereia de cabelos longos e sedutores, cujo canto hipnotiza os viajantes, levando a se perderem nas águas e se unirem a ela para sempre.

7. Kianumaka-Manã, a deusa onça

Representada como uma deusa onça, que habita as florestas tropicais do país. Ela é venerada como a guardiã dos animais selvagens e dos segredos da natureza, sendo reverenciada pelos povos indígenas como uma divindade protetora da fauna e da flora.

8. Sumá, o deus da agricultura

Se tratava de um homem branco, que andava ou flutuava no ar e possuía longos cabelos e barbas brancas. Então, o deus começou a ensinar o povo da selva a arte da agricultura. Em seguida, ensinou habilidades como a de transformar mandioca em farinha, além de algumas regras morais.

saiba mais sobre a mitologia brasileira