Curiosidades

Mitologia brasileira – Deuses e lendas da cultura indígena nacional

A mitologia brasileira é riquíssima e tem fortes influências indígenas. Muitos deuses e deusas nacionais são de origem tupi-guarani.

Por Amanda Sales

-

A mitologia brasileira recebeu a influência de diversos povos. Contudo, uma das influências mais fortes e ricas da mitologia nacional é a indígena. As diversas etnias nativas do Brasil deixaram um pouco de seu legado e de sua cultura. Sobretudo quanto à presença de deuses e entidades, bem como nas diversas lendas que permanecem até hoje.

Sobretudo a cultura tupi-guarani deixou muitos legados à mitologia brasileira. Apesar de pouco conhecida, essa mitologia é extremamente rica e repleta de deuses e lendas interessantes. No entanto, todos os 225 grupos indígenas brasileiros possuem sua própria mitologia, suas crenças e manifestações culturais.

Contudo, muitos elementos que rondam a mitologia indígena brasileira é um pouco incerta e pode haver correções. Até porque, como dito anteriormente, as influências indígenas na mitologia brasileira não vieram de um só povo. Entretanto, é fato que muito antes da colonização a cultura indígena já era rica e viva no território brasileiro e que o extermínio de povos indígenas fez com que muito dessa cultura se perdesse.

Deuses e lendas da mitologia brasileira e tupi-guarani

Tupã, o deus trovão

Fonte: Pinterest

Mesmo se você não souber muito sobre mitologia brasileira, certamente já ouviu o nome Tupã. Para algumas mitologias indígenas do país, ele seria o deus criado. Em um paralelo com a mitologia grega, ele seria uma espécie de Zeus, responsável pela criação dos homens e do mundo.

De acordo com algumas lendas, ele transforma mortais em entidades ou deuses. Além disso, Tupã também é visto como um grande guerreiro e o trovão seria tanto sua arma quanto a forma de se expressar. Contudo, não há somente uma análise possível, e para alguns especialistas, Tupã não era exatamente um deus, mas uma manifestação do trovão, coisa que o povo desconhecia, por isso, temia.

Guarací, o deus sol

Fonte: Pinterest

Já Guarací representaria, na mitologia tupi-guarani, o deus sol. Para muitos grupos indígenas, ele foi criado por Tupã e é o irmão gêmeo de Jaci, a Lua. Contudo, há também algumas lendas que contam que Guarací ajudou Tupã a criar todos os seres vivos, já que o sol é essencial para a vida no planeta.

Jaci, a deusa lua

Fonte: Pinterest

Apesar de algumas lendas retratarem Jaci como esposa de Guarací, é mais comum que ela seja representada como irmã do deus sol. Uma dessas narrativas da conta de que, quando o deus do Sol precisou dormir, o mundo caiu em trevas e então, para iluminar a escuridão, Tupã criou Jaci.

Além de ser a deusa lua, Jaci também está associada à plantas, animais e amantes, sendo a protetora dos mesmos. Ela é representada como uma mulher de beleza inacreditável e que leva suavidade para as noites.

Anhangá, o deus do submundo

Fonte: Pinterest

Além de ser a divindade do submundo, Anhangá também é tido como o deus dos mortos. De acordo com as narrativas indígenas, ele costuma castigar as más pessoas de forma cruel. Além disso, ele é visto como um inimigo de Tupã e o único a rivalizar em poder.

No entanto, na cultura tupi-guarani, a aparição de Anhangá é considerada um mal presságio. Ele também protege os animais da caça desenfreada, preservando o equilíbrio da natureza.

Akuanduba, o deus da flauta

Fonte: Pinterest

Esta divindade da mitologia brasileira é típica dos índios araras, que habitavam a margem do rio Iriri, no Estado do Pará. De acordo com a lenda, Akuanduba toca a flauta para garantir o equilíbrio do mundo.

Caipora, divindade protetora da floresta

Fonte: Toda Matéria

Esta não é uma divindade específica, mais correto seria dizer que é um “tipo de divindade”. Essas criaturas  têm o dom de imitar qualquer som e a usam para enganar caçadores e fazer com que se percam na mata. Desse modo, são tidas como protetoras das matas e dos animais.

De modo geral, as Caiporas andam em bando. Além disso, elas têm um senso de humor bem peculiar, tendo como passatempo pregar peças em qualquer um que ande desavisado pela mata. Por isso, há uma lenda de que antes de entrar na floresta é preciso presentear a Caipora.

Iara, deusa das águas

Fonte: Pinterest

A lenda da Iara já é conhecida dos brasileiros e conta sobre uma índia que virou uma espécie de sereia protetora das águas. Além disso, ela é dona de uma voz tão boa, bonita e tocante que o homem que a ouve morre de paixão por ela. Sua aparição é relatada por muitos pescadores.

Kianumaka-Manã, a deusa onça

Fonte: Pinterest

Kianumaka-Manã é uma deusa e guerreira que carrega a força das onças pintadas. Além disso, é uma deusa de liberdade e possui um espírito-livre, que abençoa a batalha dos índios.

Sumá, o deus da agricultura

Fonte: Incrivel Club

De acordo com a lenda, Sumá teria aparecido de forma misteriosa e se tratava de um homem branco, que andava ou flutuava no ar e possuía longos cabelos e barbas brancas. Então, o deus começou a ensinar o povo da selva a arte da agricultura. Em seguida, ensinou habilidades como a de transformar mandioca em farinha, além de regras morais.

Além disso, ele é uma espécie de curandeiro que cuida dos povos da floresta.

Acauã, a deusa das mulheres

Fonte: Pinterest

Segundo a lenda, Acauã é uma espécie de uma fada pássaro que enfeitiça as mulheres. Além disso, essa deusa possui penas com cores encantadoras que funcionam como arma para seduzir as moças e levá-las embora.

Anhum, deus da melodia

Fonte: Pinterest

Anhum é o deus da melodia e responsável pelo o sacro Taré, instrumento que avisa quando os deuses estão chegando. De acordo com a lenda, ele emite um som único e nunca antes visto. Além disso, teria sido ele o responsável por trazer a música à humanidade.

Picê, deusa das artes e da poesia

Fonte: Pinterest

Enfim, o último Deus da mitologia brasileira. De acordo com a lenda, Picê trouxe mais alegria para as pessoas por meio de seus versos.

Gostou da matéria? Então leia essa também: 25 expressões populares brasileiras e suas origens

Fonte: Incrivel Club, Seleções, Tipo Manaus

Imagens: Pinterest, Toda Matéria, Código Nerd

Próxima página »

Escolhidas para você