Conforme registros religiosos, essa data existe e é comemorada, pelo menos, há 1.600 anos, pelo menos de forma parecida como é hoje em dia. É é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
1
A data foi estipulada pela Igreja Católica no ano 350, por meio do Papa Júlio I. Desde então, o dia 25 de dezembro ficou oficializado como feriado santo e entrou para o calendário do mundo ocidental.
2
O problema é que não existe indícios algum de que Jesus Cristo tenha nascido durante o nosso Natal, no dia 25 de dezembro.
4
A árvore de Natal conta com vários significados. Um dos mais populares compara seu formato triangular à Santíssima Trindade, que representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só pessoa.
6
A estrela que fica no topo da árvore de Natal simboliza a Estrela de Belém. Essa foi a estrela que guiou os três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus, segundo conta o Evangelho de Mateus.
7
Na Bíblia, os três Reis Magos presentearam Jesus Cristo como ouro, incenso e mirra. Além disso, o bispo Nicolau, que inspirou o Papai Noel, também tinha o hábito de dar presentes.
8
Muito usadas nas decorações de Natal, as velas e outras iluminações típicas da época simbolizam o nascimento de Jesus Cristo como a “luz do mundo”.
9
A tradição de pendurar guirlandas na porta de casa vem das religiões pagãs. Esse enfeite era comum na época do ano que hoje comemoramos o Natal, quando antes era comemorado o solstício de inverno.