5 curiosidades sobre o lítio o metal que virou remédio psiquiátrico

1. Reatividade

Na forma pura, o lítio é altamente reativo, mas é menos reativo quando comparado a outros metais alcalinos. Aliás, o núcleo deste metal é muito instável e por isso é quase impossível encontrá-lo puro naturalmente.

2. Pureza

O Lítio Natural pode ser visto como uma combinação de dois isótopos estáveis que são Lítio-6 e Lítio-7. Dos dois, o primeiro está presente em abundância (92% de abundância natural) do que o tipo 6. Existem nove isótopos radioativos deste metal.

3. Origem do nome

A palavra “lítio” originou-se da palavra grega “lithos” que significa pedra. Além disso é o metal mais leve conhecido pelo homem. A água é duas vezes mais densa que este elemento químico.

4. Aplicações industriais

O lítio tem várias aplicações para indústrias como a produção de alumínio, produção de aço, aditivos de fluxo para ferro, vidro e cerâmica resistentes à cabeça, baterias de íon de lítio e lubrificantes de graxa.

5. Tratamento psiquiátrico

Há muitas evidências mostrando que doses baixas de lítio podem ajudar uma população mais ampla além de pacientes com transtorno bipolar. Assim, ele é usado para tratar uma série de transtornos de humor, como mania, hipomania e depressão.

veja MAIS sobre esse elemento