Curiosidades

Lítio: curiosidades sobre o metal que virou remédio psiquiátrico

O lítio está naturalmente presente em muitas rochas e erode o solo, onde pode ser absorvido pelas plantas e pela água.

O lítio é um elemento químico e um medicamento farmacêutico para o transtorno bipolar. Ele está naturalmente presente em muitas rochas e erode o solo, onde pode ser absorvido pelas plantas e pela água.

Por outro lado, o carbonato de lítio é um medicamento de primeira linha para o transtorno bipolar e possui cerca de 500 a 1000 vezes a quantidade de lítio elementar, razão pela qual é frequentemente associado a efeitos colaterais desagradáveis ​​e graves.

Este metal tem uma variedade de usos em aplicações químicas e técnicas. Assim, ele é encontrado em várias formas, como carbonato de lítio, hidróxido de lítio e cloreto de lítio.

Vamos saber mais sobre este elemento químico nas curiosidades a seguir.

10 curiosidades sobre o lítio

1. Reatividade

Na forma pura, o lítio é altamente reativo, mas é menos reativo quando comparado a outros metais alcalinos. Aliás, o núcleo deste metal é muito instável e por isso é quase impossível encontrá-lo puro naturalmente.

2. Pureza

O Lítio Natural pode ser visto como uma combinação de dois isótopos estáveis ​​que são Lítio-6 e Lítio-7. Dos dois, o primeiro está presente em abundância (92% de abundância natural) do que o tipo 6. Existem nove isótopos radioativos deste metal.

Continua após a publicidade

3. Origem do nome

A palavra “lítio” originou-se da palavra grega “lithos” que significa pedra. Além disso é o metal mais leve conhecido pelo homem. A água é duas vezes mais densa que este elemento químico.

4. Metal alcalino

O lítio é o primeiro membro do seu grupo – metais alcalinos. Outros metais alcalinos são sódio, potássio , rubídio, césio e frâncio.

5. Cor

Sua cor é branco-prata. Embora seja um metal, é tão macio que você pode literalmente cortar o elemento usando uma faca. Este metal é um dos poucos metais que tem um ponto de fusão muito baixo e um ponto de ebulição muito alto.

6. Raridade

Você sabia que é difícil encontrar lítio em estado livre? Está presente em rochas, nascentes minerais etc. mas não em estado livre. Isso se deve ao fato de ser extremamente instável e altamente reativo.

7. Armazenamento

Como o lítio é inflamável e reativo, deve ser bem armazenado. Desse modo, os cientistas usam óleo mineral para armazená-lo. O brilho metálico emerge quando é aberto e a cor deste elemento químico se transforma em cinza prateado e preto opaco quando entra em contato com o ar úmido.

8. Aplicações industriais

O lítio tem várias aplicações para indústrias como a produção de alumínio, produção de aço, aditivos de fluxo para ferro, vidro e cerâmica resistentes à cabeça, baterias de íon de lítio e lubrificantes de graxa.

Continua após a publicidade

9. Tratamento psiquiátrico

Há muitas evidências mostrando que doses baixas de lítio podem ajudar uma população mais ampla além de pacientes com transtorno bipolar. Assim, ele é usado para tratar uma série de transtornos de humor, como mania, hipomania e depressão.

Também é tomado por muitas pessoas a longo prazo como estabilizador de humor para prevenir tais episódios. Além disso, é prescrito para tratar alguns distúrbios comportamentais, como comportamentos agressivos ou automutilantes.

10. Alimentos

Por fim, além do abastecimento de água, o lítio está disponível em certos alimentos, como cereais, grãos, tomates e repolho. Aqueles que comem principalmente produtos de origem animal podem ser mais propensos a níveis baixos.

No entanto, a quantidade deste elemento químico que você pode obter depende principalmente de onde você mora e varia muito de região para região. Para aqueles que vivem em uma área com baixos níveis de lítio, pode não ser possível obter o suficiente mesmo com mudanças na dieta.

Fontes: Insight, BBC, Tua Saúde

Bibliografia

EUROFARMA. Crbolitium. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Carbolitium-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1644255402&embedded=true>.
DRUGS.COM. Lithium. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/lithium.html>.

Continua após a publicidade

Então, gostou dessa lista? Pois, leia também:

Para que serve iodo? Benefícios e consequências da carência

Por que prata escurece – O que causa oxidação e como evitar

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?

Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação

Diamantes sintéticos existem? Para que servem e como são feitos em laboratório

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você