Xilitol ou eritritol: qual é o adoçante mais saudável?

Os adoçantes naturais são cada vez mais comuns na alimentação das pessoas, como mel, xilitol e eritritol. A escolha do melhor substituto do adoçante natural depende das preferências do consumidor e do uso que será dado.

1. Xilitol

É o adoçante sem açúcar mais comum em gomas de mascar e enxaguatórios bucais. Ele não é completamente livre de carboidratos. Em uma dieta cetogênica, deve-se usá-lo apenas em quantidades muito pequenas, pois o xilitol tem pouco efeito sobre o açúcar no sangue.

Efeitos colaterais

Pode causar desconforto digestivo significativo (gases, inchaço, diarreia), mesmo quando consumido em quantidades relativamente pequenas e é altamente tóxico para cães e outros animais de estimação.

2. Eritritol

É um adoçante que faz parte daqueles conhecidos como poliálcoois ou polióis. São carboidratos, mas não são açúcares nem têm álcool. Ele não nos fornece nada por si só, ou seja, é pouco calórico e não contém gorduras, proteínas ou micronutrientes.

Efeitos colaterais

Pode causar inchaço, gases e diarreia (embora não tanto quanto outros álcoois de açúcar). A ingestão de eritritol e sua subsequente eliminação pelos rins podem ter efeitos negativos à saúde.

saiba tudo  sobre xilitol  e eritritol ABAIXO