Aprenda como evitar um espirro da maneira correta

Espirrar é algo natural, que todo mundo faz quando está com os nariz congestionado ou quando as vias nasais de irritam por algum motivo. Mesmo assim, muitas vezes é preciso evitar um espirro de acontecer por não estar em um lugar apropriado ou para evitar que o muco se espalhe por tudo ao redor.

Mas, afinal de contas, será que é recomendado evitar um espirro? Ou melhor: será que existe alguma técnica realmente eficiente para interromper o espirro?

A resposta para essa segunda pergunta é “sim”, existe uma forma que pode realmente interromper um espirro. Já, sobre ser ou não recomendado, o ideal é espirrar quando se tem vontade. Entretanto, caso seja necessário evitar um espirro, é preciso que isso seja feito antes dele começar, devido à pressão que esse ato pode causar internamente.

Nessa outra matéria (clique aqui), como você já deve ter conferido, explicamos detalhadamente o que acontece em nosso corpo quando a gente espirra e o que origina os espirros. Nesse post também explicamos que a velocidade de um espirro pode alcançar 160 km/h. Logo, para um espirro no meio do caminho, com certeza, é o suficiente para causar problemas, como a ruptura dos tímpanos.

Como evitar um espirro

Agora, que a vontade de espirrar ainda está se originando e você começa a sentir aquele leve formigamento interno, na região do nariz, tem uma técnica que pode ajudar.

Como você já deve até conhecer, a tática de colocar o dedo abaixo do nariz (como nos desenhos animados mesmo). Mas, para funcionar é preciso executar o truque de forma precisa.

Não basta apenas colocar o dedo abaixo do nariz, ou empurrar o nariz para cima com o dedo. Para evitar um espirro, é preciso pressionar o dedo na região que fica acima do lábio superior e abaixo do nariz, conhecida como filtro.

Funciona?

Quando você faz isso, seu dedo interrompe o impulso que desencadeia o espirro, normalmente motivado por uma irritação ou impureza no interior do nariz (como você também já viu aqui).

Mas, claro, esse não é um método infalível. Caso a irritação continue, é provável que o desejo por espirrar volte e, nesse caso, talvez seja melhor deixar que seu corpo expulse de vez o que está motivando o espirro.

E aí, aprendeu? E se quiser livrar de um outro incômodo muito comum, não deixe de conferir também: Como parar de soluçar em alguns segundos.

Fonte: Mega Curioso, How Stuff Works, Mundo Estranho