Como ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Ter um pet em casa é ótimo em vários sentidos, mas é preciso saber lidar também com a questão das necessidades dos bichinhos. Isso porque pode demorar um tempo até que eles aprendam que têm que fazer xixi e cocô no lugar certo.

De acordo com especialistas, o tempo que cada cachorro vai aprender isso depende muito do próprio animal, da forma como a lição está sendo ensinada e também dos estímulos usados para isso. Por exemplo, não adianta nada gritar com o cãozinho e praticar algum tipo de violência, como esfregar o focinho no xixi, como alguns donos estouradinhos fazem.

A melhor forma de ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo, independente da idade, é criando uma rotina para ele e usando alguns mecanismos de associações positivas. Dessa forma, ao invés de ter medo de você e tentar burlar a regra fazendo as necessidades fora do lugar e de forma escondida, eles vão se sentir recompensados em aprender a nova missão.

Na lista abaixo, como você vai ver, estão listadas algumas dicas que podem ajudar bastante nisso. Se você seguir o passo a passo descrito e tiver paciência, sua luga contro o xixi e o cocô nos lugares errados vai terminar rapidinho.

Como ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo:

1. Crie rotina

Mesmo pequenininho, seu cachorro precisa ter rotina logo que chegar em casa, incluindo horário para dormir, comer e, claro, fazer suas necessidades. No caso dos filhotinhos, o certo é levá-los de 10 a 15 minutos depois das refeições para fazer xixi e cocô no lugar certo, determinado na casa. Os cães mais crescidinhos, por outro lado, devem ser levados até 4 vezes por dia.

2. Mesmo lugar sempre

Além da rotina, é muito importante para o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo se ele tiver um cantinho especial para isso. Pode ser no quintal, na varanda, na lavanderia ou qualquer outro lugar desde seja um cantinho só para isso e que seja de fácil acesso. Mas, claro, não vale ser ao lado da comida, nem da caminha do pet.

3. Recompensas são importantes

Como já dissemos no começo, você deve levar seu filhotinho, logo depois da refeição, para fazer xixi e cocô no lugar certo. Quando ele conseguir fazer suas necessidades, dê um petisco a ele como recompensa, seja carinho e elogie seu cãozinho. Logo ele vai associar essa tarefa a algo bom e recompensador.

4. Faça companhia

Pelo menos nas primeiras vezes, até seu pet se acostumar, você precisa acompanhá-lo na hora do xixi. Para melhorar a comunicação com seu cachorrinho, você pode escolher uma palavra específica para que seja o sinal de “pedir” para fazer as necessidades, como “banheiro” ou “cantinho”. Se você não puder ficar com ele, deixe seu pet em um lugar reservado com água, com um brinquedo, fraldinhas ou jornais.

5. Nada de broncas

Não são suas broncas que vão ensinar ao seu cachorro como fazer xixi e cocô no lugar certo. Portanto, o estímulo, e não a repressão, é a melhor escolha. Embora seja difícil, os especialistas dizem que quando ele fizer no lugar errado, a melhor forma é ignorar.

Esfregar o nariz do cachorro no “mal feito” também não é uma opção! Quando você se irrita com o cachorro por esses motivos, você só estimula que ele faça errado mais vezes, só que escondido.

E então, você gostou das dicas? Conheça algum outro truque que pode ajudar nessa missão?

Agora, falando em pets, não deixe de conferir também: 17 melhores raças de cães para apartamento.

Fonte: Correio Brasiliense