10 capas de revistas que chocaram o mundo

Se você gosta de revista, já deve ter acompanhado por aí alguns escândalos e polêmicas relacionados ao conteúdo das capas de revistas. Isso porque, muitas vezes, as capas de revistas trazem imagens e mensagens ácidas demais e acabam dividindo opiniões entre os leitores e a própria mídia.

Hoje, como você vai ver na lista, selecionamos uma série de capas de revistas polêmicas, que chocaram o mundo nas últimas décadas. Algumas delas, aliás, chegaram a incriminar pessoas que ainda não haviam passado por julgamento, ilustraram homens-bomba, satirizaram a imagem de Barack Obama, vestido como Osama bin Laden e assim por diante.

(Clique para conferir também: A reação de mulheres lendo revistas Playboy pela 1ª vez)

Os assuntos levantados nessas capas de revistas, como você também vai ter a oportunidade de conferir, muitas vezes não tinham uma intenção ruim e só seguiam a linha editorial da publicação, como no caso da National Lampoon. Uma de suas capas mais controversas foi a que apresentou um cão sendo ameaçado, mas ninguém entendeu a piada da revista especializada em humor.

Outras tantas capas de revistas que você vai ver ao longo dessa matéria foram simplesmente chocantes e, por mais que tivesse uma explicação por parte de seus organizadores, acabaram se mostrando chocantes demais para as pessoas e levantando debates acalorados sobre a idoneidade da publicação e assim por diante.

Veja, abaixo, algumas capas de revistas que chocaram por aí:

1. Life – Capa da Guerra do Vietnã

1

A Guerra do Vietnam foi um dos assuntos mais polêmicos na América do Norte e dividiu opiniões sobre o papel das tropas estadunidenses no conflito. A própria mídia americana se envolveu no assunto, mostrando exatamente o que estava acontecendo no Vietnã, a fim de fazer a população americana de manifestar contra os acontecimentos. A capa da Revista Life foi uma das mais controversas da época, publicada no dia 26 de novembro de 1965.

2. Wired – Edward Snowden

2

Depois de vazar inúmeras informações e documentos confidenciais da Agência Nacional de Segurança, Edward Snowden se tornou um grande desafeto do governo americano. Aproveitando a polêmica, a Wired fez uma capa com Edward envolto na bandeira americana, em meio à polêmica, basicamente para ofender aqueles que acreditavam que Snowden era um traidor da pátria.

3. Vanity Fair – Demi Moore

3

Em 1991, a Vanity Fair publicou uma foto de Demi Moore grávida e nua, na capa. A capa da revista acabou causando um sério problema, dividindo opiniões. Muitos acreditavam que uma grávida, nua, na capa de uma revista era algo de muito mal gosto. A atriz respondeu às críticas, dizendo que foi uma escolha ser fotografada para comemorar a gravidez. A partir de então, várias outras celebridades seguiram o exemplo de Demi Moore e posaram nuas para capas de revistas.

4. Rolling Stone – Britney Spears

4

Uma das capas de revistas mais polêmicas foi a da Rolling Stone. A revista publicou uma capa com Britney Spears, só de lingerie. O problema é que, em 1999, quando a capa da revista foi publicada, a cantora tinha somente 17 anos… ou seja, era menor de idade. Claro, muita gente protestou contra a revista, por achar o conteúdo apelativo, já que ela era uma adolescente.

5. Time – Hitler como o Homem do Ano

5

Uma das capas de revistas mais polêmicas até hoje foi quando a Time, em 1938, lançou Hitler como o “Homem do Ano”. O título era dado apenas às personalidades, como um honrado prêmio à pessoas que tivessem contribuído positivamente com a humanidade. No final da década de 30, no entanto, a Time destacou Hitler por ter sido a pessoa de maior impacto no mundo ao longo daquele ano.

6. National Lampoon – Um cachorro ameaçado com um revolver

6

A National Lampoon sempre foi uma revista de humor e, ao longo de suas publicações, contou com uma série de capas de revistas propositalmente controversas. Uma delas foi publicada em janeiro de 1973, com um cão sendo ameaçado por uma arma de fogo, apontada para sua cabeça. O texto, que acompanhava, dizia: “se você não comprar esta revista, vamos matar seu cão”. Apesar de ser uma piada, coisa que fazia parte da linha editorial da publicação, grupos defensores dos direitos dos animais fizeram um grande alvoroço em torno do assunto.

7. Hustler – Mulheres como carne

7

Outra publicação que conta como uma série de capas de revistas polêmicas é a Hustler, isso porque ela sempre colocou mulheres em seu conteúdo, das mais diversas e controversas formas possíveis. As críticas eram sempre com relação ao tratamento da mulher não como um ser humano, mas como um simples pedaço de carne. Em reposta a isso, a revista lançou uma capa que mostrava uma mulher sendo moída por um moedor de carne. Com a foto, seguia o texto: “Nós não vamos mais pendurar mulheres como pedaços de carne”. A capa chegou às bancas em 1978.

8. Time – O.J. Simpson

8

O.J.Simpson foi é um ex-jogador de futebol americano e ator, que foi preso em 1994, acusado do assassinato de sua ex-esposa, Nicole Brown; e de seu amigo, Ronald Goldman. Nessa época, a Time lançou uma capa polêmica, com o rosto do ex-jogador mais escurecido, com um ar obscuro. Na época, mais especificamente em 27 de junho de 1994, a capa gerou polêmica, já que várias pessoas interpretaram esse jogo de tons escuros, da revista, como uma tentativa de incriminar o suspeito, que não havia sido julgado ainda.

9. The New Yorker – Barack and Michelle Obama

9

Em 21 de junho de 2008, The New Yorker publicou uma capa com Barack e Michelle Obama que gerou polêmica pela forma que o casal foi representado. Obama se vestia como Osama Bin Laden, enquanto esteriótipos étnicos se mostravam de maneira exagerada nos traços de Michelle. A publicação respondeu às críticas dizendo que as ilustrações eram apenas uma sátira de como a mídia via Obama.

10. Rolling Stone – O homem-bomba

10

Outra das capas de revistas mais polêmicas, foi a publicada pela Rolling Stone em 2013, quando duas bombas explodiram na Maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo gravemente outra centena de pessoas que estavam no local. A Rolling Stone, então, estampou a foto de um dos dois principais suspeitos do atentado na capa. Os efeitos dessa escolha, claro, foram negativos, com muitas críticas.

E então, qual dessas capas de revistas você achou mais polêmica?