10 filmes que você precisa ver antes de morrer

Quem é que não tem lá a sua listinha de filmes favoritos, não é mesmo? Ainda sim todos os anos novas produções são lançadas e muitas vezes fica difícil de acompanhar tudo o que existe por aí.

Apesar disso, há também quem defenda que um clássico é um clássico, e que dificilmente existirá produções capazes de superar o que já foi lançado até hoje.

Bom, opiniões a parte, o fato é que existem filme atuais e clássicos que se consagraram por um motivo: eles ganharam o gosto do público!

Pensando exatamente nisso, nós aqui da Segredos do Mundo, reunimos 10 desses filmes, para te lembrar, que você não pode morrer antes de se deliciar e surpreender com essas produções!

Confere só:

1- O Poderoso Chefão (1972)

O filme “O Poderoso Chefão”, foi escrito e baseado em um famoso best-seller de mesmo nome. A obra foi escrita originalmente por Mario Puzo e a direção fica por conta de Francis Ford Coppola.

Além disso o filme conta com um elenco de peso, com nomes como Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Richard Castellano.

O filme que recebeu o nome original de “The Godfather”, foi indicado ao total de 10 Oscars. O American Film Institute também o apontou como :”O melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses”.

2- A Procura da Felicidade (2006)

“The Pursuit of Happyness”, é o nome original do filme que aqui no Brasil foi lançado como “A Procura da Felicidade”.

Dirigido por Gabriele Muccino, o roteiro traz uma história baseada em um caso real. O elenco também surpreende, tendo Will Smith e seu filho Jaden Smith contracenando também como pai e filho na ficção.

O roteiro é carregado de emoção, contando a história de um homem que perdeu tudo, mas que mesmo na adversidade consegue lutar e ir em busca de sua felicidade.

3- Forrest Gump (1994)

Forrest Gump: O Contador de Histórias, é um filme baseado em um livro de mesmo nome, escrito em 1986 pelo autor Winston Groom.

Tom Hanks interpreta o personagem principal, um homem simples, que é considerado “mentalmente atrasado” pela maioria das pessoas que convive com ele.

Mesmo assim, ele viaja o mundo, conhece personagens históricos e influencia diretamente no desfecho de importantes momentos históricos.

Forrest Gump foi indicado a 13 Oscars, levando o total de 6 estatuetas, incluindo a de melhor filme, melhor diretor e melhor ator.

4- Clube da Luta (1999)

“Fight Club” ou Clube da Luta, foi um filme lançado em 1999 e dirigido por David Fincher. O seu roteiro foi inspirado no livro de mesmo nome escrito pelo autor Chuck Palahniuk.

Protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton, no ano de lançamento o longa foi alvo de várias críticas. Indicado a um único Oscar, o que aparentava ser mais um filme que passaria despercebido, Fight Club reacendeu uma geração anos mais tarde.

Atualmente é considerado pela crítica como um filme “cult”. O seu enredo promete surpreender até o mais espertinho dos telespectadores.

O que a principio pode parecer um roteiro despretensioso, se revela uma história surpreende e cheia de metáforas que podem ser aplicadas a vida real.

5- Laranja Mecânica (1971)

“A Clockwork Orange”, é um filme de 1971, produzido e dirigido por Stanley Kubrick. A história foi baseada no livro homologo de 1962, escrito por Anthony Burgess.

O enredo gira entorno de Alex, o personagem principal que é sociopata e um amante da violência.

Carregado de cenas impactantes como estupros, espancamentos e tortura psicológica, o filme chegou a ser muito criticado pela sociedade religiosa e conservadora.

Porém Burgess sempre defendeu sua obra alegando que não se tratava de apologia como o acusaram, e sim de uma crítica e exposição do comportamento delinquente juvenil.

6- Pulp Fiction (1994)

O filme dirigido pelo famoso diretor Quentin Tarantino, foi indicado a Oscar de melhor filme no ano do seu lançamento.

O elenco é carregado de nomes de peso, como John Travolta, Samuel L.Jackson e Uma Thurman.

O enredo é cheio de cenas impactantes e aborda uma série de assuntos polêmicos, como o consumo de drogas, assassinatos, espancamentos e tudo aquilo que certamente podemos esperar encontrar em um filme do Tarantino.

7- A Corrida do Ouro (1925)

Sem dúvida o mais antigo e clássico dessa lista, A Corrida do Ouro, ou “The Gold Rush”, é um filme dirigido, roteirizado e estrelado por ninguém mais e ninguém menos do que Charles Chaplin.

O roteiro mescla comédia, aventura, drama e romance. O longa já recebeu duas indicações ao Oscar, e quem ama cinema, sem dúvida não pode passar dessa para uma melhor sem ter visto esse filme.

8- 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Outro filme produzido e dirigido por Stanley Kubrick que não poderia ficar de fora dessa lista, é 2001:Uma Odisseia no Espaço. Produzido em 1968, o filme é considerado um pioneiro nos efeitos visuais que possui.

O seu roteiro, é formado por diálogos mínimos e cenas que falam por si só. O principal tema abordado é a evolução humana, seja pelo seu aspecto filosófico, biológico ou tecnológico.

Na época de seu lançamento foi indicado a 4 Oscars. Atualmente ele foi considerado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, como um filme: “culturalmente, historicamente e esteticamente significante”.

9- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Eternal Sunshine of the Spotless Mind” é o nome original do filme que aqui no Brasil ficou conhecido como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” .

O filme lançado em 2004, foi dirigido por Michael Gondry e escrito por Charlie Kaufman.

No ano de 2005 ele recebeu 2 indicações ao Oscar, levando o título de melhor roteiro original. A temática do filme foge daquilo que estamos acostumados a encontrar em Hollywood.

Apesar dos protagonistas serem atores famoso como Jim Carrey e Kate Winslet, ele aborda principalmente a temática da memória e como ela afeta os relacionamentos humanos.

10- Closer (2004)

Closer- Perto de mais, é um filme estadunidense lançado no ano de 2004. Dirigido por Mike Nichols e escrito por Patrick Marber o filme recebeu 2 indicações ao Oscar.

O enredo do filme se desenvolve a partir do envolvimento de 4 personagens principais, interpretados por Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen.

O drama se aprofunda e se intensifica conforme nos envolvemos com os personagens, suas personalidades e dores.

*Bônus: O Rei Leão (1994)

A animação “O Rei Leão” não poderia ficar de fora dessa! Lançado em 1994, o filme é o 32° longa-metragem de animação lançado pela Walt Disney.

Apesar de ser considerado um filme infantil, O Rei Leão envolve e cativa qualquer um que esteja o assistindo.

Dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, o filme é considerado como uma das melhores produções da gigante do entretenimento.

Mas e então querido leitor, qual desses filmes é o seu favorito? Você acrescentaria algum outro a essa lista? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, não deixe de descobrir quais são os “Códigos secretos da Netflix, para assistir filmes escondidos na plataforma”. 

Fontes: Mensxp, Estadão.