10 formas incríveis de reaproveitar borra de café em casa

 

Aquele cafezinho quente e fresco, seja pela manhã ou em qualquer hora do dia, é muito bom. Mas e a borra que fica do processo de preparação, o que você faz com ela? Se você sempre jogou fora a borra de café, acredite, está desperdiçando um “santo remédio” para várias ocasiões da vida, sabia?

Isso porque, apesar de não parecer muito útil, a borra de café pode ser ótima para um série de utilidades impensáveis. Por exemplo, você sabia que dá para desentupir uma pia usando apenas aquele pozinho final do café que você descartou?

E o que dizer do combate aos cheiros indesejáveis na cozinha, no banheiro, nas próprias mãos? Pasmem, por que a desprezada e incompreendida borra de café pode ajudar nisso também.

Viu como ela pode ser usada para muita coisa? E o mais interessante de tudo é que essas não são nem de longe as formas mais legar de reaproveitar a borra do cafezinho em casa.

Na lista que preparamos abaixo, e que você está prestes a acompanhar, você vai descobrir o valor de um montinho de borra e vai perceber as 1001 utilidades que esse item tão natural pode ter no seu dia-a-dia. Tanto, que nós duvidamos que você jogue fora novamente qualquer quantia, mesmo pequena, do pó de café já coado.

Confira 10 formas incríveis de reaproveitar borra de café em casa:

1. Tirar cheiro de alguns alimentos das mãos

6

Alho, cebola, peixe e outros alimentos acabam deixando um cheiro forte nas mãos, difícil de ser tirado com detergentes e sabonetes normais. A borra de café, no entanto, é perfeita para isso. Depois é só lavar as mãos de novo, ou você vai ficar cheirando café (embora isso não seja ruim de forma alguma).

2. Tirar odor de geladeira

1

Vira e mexe a geladeira fica um tanto mal cheirosa, não é mesmo? Como é difícil identificar de onde vem aquele cheiro desagradável, é mais fácil usar borra de café já seca para combatê-lo. Basta colocar a borra em um sachê de gaze ou dentro de um potinho fechado mas que possa ventilar, como uma lata de margarina com furinhos na tampa.

Isso vale também para o ralos, da pia da cozinha, do banheiro, da área de serviços e assim por diante. Se não estiver cheirando bem, despeje uma xícara de borra de café ali e, em seguida, 5 xícaras de água quente. Se precisar, repita isso uma vez por semana.

3. Combater chulé em sapatos

11

E, se dá para tirar odores ruins de geladeiras, ralos e assim por diante, borra de café também consegue combater o mal cheiro de chulé em sapatos. Para isso, use uma meia velha e faça uma espécie de sachê com ela, para colocar a borra de café seca. Assim que for fechada com um nó, coloque a meia dentro do sapato e deixe lá durante uma noite toda.

4. Combater mofo

2

Sabe o sachê com meia que você acabou de fazer para combater o chulé do tênis? Você pode usá-lo também para combater mofo em armários e gavetas. É só ter certeza de que a borra de café está seca e guardar esses montinhos onde você precisa que a umidade diminua.

5. Desentupir pias

10

Parece errado jogar borra de café na pia, não é mesmo? Mas isso ajuda a desentupi-la! É só jogar a borra e deixar a água correr.

6. Acabar com as formigas nos armários

4

É só usar a borra de café seca, fazendo um pequeno rastro, onde as formigas costumam passar em seu armário. Agora, se você não gostou da ideia por conta da bagunça que isso pode causar, dizem por aí que colocar a borra dentro de um pires e este, dentro do armário, também funciona.

7. Manter invasores fora do jardim

3

Isso vale contra formigas, lesmas, caracóis e, pasmem, até mesmo gatos. Se quiser manter esses seres invasores longe de suas flores ou ervas aromáticas, espalhe borra de café pelo jardim. No caso de formigueiros, vale também despejar o café coado na “comunidade”.

No caso dos gatos, se a intenção é fazer ele voltar à caixa de areia e esquecer seu jardim, use um pratinho com borra no lugar onde ele costuma ir para se aliviar. Daí é só trocar esse “engodo” todas as semanas, até que o bichano se acostume.

8. Fertilizar plantas

5

Para dar aquela “forcinha” natural para suas plantas, use borra de café. Você só precisa misturar a borra à terra a cada 4 ou 5 meses. Isso é suficiente para que a mistura, rica em nitrogênio, proteja as raízes contra os fungos.

9. Esfoliar a pele

7

Dá até para ficar uma pessoa mais bonita usando borra de café, sabia? Um bela esfoliação natural pode ser feita em casa, usando uma xícara de borra quente, meia xícara de açúcar ou sal e uma colher de sopa de azeite. Isso é ótimo para o rosto e  um santo remédio para outras áreas ásperas do corpo, como cotovelos e calcanhares.

10. Combater a dengue

8

No caso de vasos de flores em casa, especialmente bromélias, use borra de café misturada com areia para cobrir os pratinhos e evitar que água se acumule ali e se torne um criadouro do mosquito da dengue. Se tratando de bromélias, vale também colocar um pouquinho da mistura dentro das plantas.

Anotou as dicas? Agora que você já sabe o que fazer com a borra de café, que tal aprender mais essas dicas? Descubra também 7 utilidades fantásticas da silica gel que você não conhece e 13 utilidades fantásticas para o rolo de papel higiênico.

Fontes: Guiato, SOS Solteiros