O que acontece no seu corpo depois de uma única xícara de café

Quem aí não vive sem café? Embora não tenha como escutar as respostas, a verdade é que é possível imaginar uma multidão gritando enlouquecida sobre o quanto uma única xícara de café pela manhã, no meio do dia ou a qualquer momento, pode deixar a vida mais colorida e o humor melhor. Não é verdade?

Claro que, ao longo dos anos, o café sempre foi um tipo de “alvo” dos médicos, que vivem fazendo da bebida energética vilão ou mocinho para nossa saúde. Mas, obviamente, tudo é uma questão de quantidade: o café realmente tem vários efeitos interessantes em nosso organismo e pode até mesmo ajudar em outras questões do dia-a-dia, quando reaproveitamos a borra, por exemplo; mas em excesso até água faz mal. Sabia?

Mas, como você vai perceber no desenvolvimento deste post, uma única xícara de café pode fazer maravilhas para seu organismo no exato momento em que desce para sua garganta. Aliás, o mais interessante de tudo é que essa mesma xícara de café tem cafeína suficiente para interferir em seu organismo até 6 horas depois da ingestão da bebida. Isso sim é impressionante!

5

Certamente, o café tem seu lado ruim e, em alguns casos, pode fazer fazer mal. No entanto, até mesmo na perda de peso ele é capaz de ajudar, mesmo se você não levantar seu traseiro da cadeira. Quer ver?

Saiba o que acontece no seu corpo depois de uma única xícara de café:

Primeiros 10 minutos

2

A cafeína entra no sistema nervoso. A frequência cardíaca e a pressão arterial começam a subir.

20 minutos

6

Você começa a se sentir mais alerta e focado. Você começa a se sentir mais confiante para tomar decisões ou lidar com problemas. Além disso, a cafeína pode ajudar você, neste estágio, a se sentir menos cansado por acionar os receptores de adenosina de seu cérebro.

30 minutos

8

Seu corpo começa a produzir mais adrenalina. A cafeína também é capaz de influenciar sua visão, a deixando mais nítida, já que suas pupilas ficam ligeiramente dilatadas mais ou menos 30 minutos depois que você toma uma única xícara de café.

40 minutos

10

O nível de serotonina em seu sangue começa a subir. Isso melhora o funcionamento dos neurônios motores que, por sua vez, aumentam a força muscular.

4 horas

12

Café pode aumentar a taxa de energia que suas células liberam. Quando isso acontece, seu corpo começa a queimar gordura, mesmo se você não se mover. Cafeína também estimula e aumenta a produção dos ácidos do estômago.

6 horas

4

A cafeína no cagé causa efeito diurético. Além da água, seu corpo também perde, nessa etapa, vitaminas e minerais essenciais. Dependendo da pessoa, isso pode causar desordens com relação ao cálcio no organismo.

Mas não é só o café que ajuda você a queimar calorias de uma forma gostosa, sabia? Descubra também como comer doces no café da manhã ajuda a emagrecer, segundo a Ciência.

Fonte: BrightSide