10 imagens inocentes banidas pelo Facebook

As fotos que você vai ver abaixo mostram imagens inocentes censuradas pelo Facebook, em algumas partes do mundo. Embora, em nenhuma delas você já ver alguma coisa realmente problemática, pesada ou apelativa, a rede social mais acessada do mundo achou que elas tinham tratavam de conteúdos que ofendem as normas de uso e serviços do Facebook.

Dentre as imagens inocentes banidas pelo Facebook, estão cotovelos à mostra, umbigos gordinhos, mulheres digitalmente cortadas ao meio, mães amamentando, bebês anencéfalos, crianças com Síndrome de Down e assim por diante. Enfim, coisas que fazem parte do dia-a-dia, fotos tiradas por mães e brincadeiras de crianças que, por algum motivo, fizeram os censores do Facebook “apitar”.

Confira, abaixo, imagens inocentes banidas pelo Facebook:

1. Mulher cortada

1

“Esquerda ou direita?” essa foi a legenda da foto, postada em 2012, pela revista masculina australiana Zoo Weekly. A imagem, como você vê, foi editada digitalmente e mostra uma mulher divida ao meio, de biquíni. A intenção da revista era apenas jogar com seus leitores, perguntando se eles preferiam seios ou bumbum, mas a imagem inocente foi considerada apropriada e banida pelo Facebook.

2. Nada de cotovelos

2

Um dos casos mais famosos de imagens inocentes banidas pelo Facebook é esse, em que a mulher mostra seus cotovelos durante um banho de banheira. Claro, a imagem tem duplo sentido e até assusta na primeira olhada, mas não mostra nada demais.

O Facebook acabou banindo a foto depois que um grupo de pessoas resolveu mostrar à rede social que havia erros em seu “censor de descumprimento de regras”. Como a imagem foi denunciada várias, vezes, acabou saindo da rede por 24 horas. Só depois disso que a equipe do Facebook percebeu o erro e enviou um pedido de desculpas para o perfil que havia postado a imagem.

3. Anencefalia

3

A mãe que segura seu bebê, Heather Walker, acabou sendo banida do Facebook durante alguns dias, em 2012. Isso porque ela insistiu em postar e repostar as imagens inocentes de seu bebê, Grayson James Walker, que nasceu com anencefalia, um defeito no tubo neural que faz com que a criança acabe não formando completamente o cérebro e o crânio durante a gestação.

4. Cidade de Effin

4

Para quem não sabe, “effin” é uma forma mais sofisticada de dizer “fucking”, em inglês. Só para alertar, quem ainda não entendeu, ambas as palavras são palavrões estrangeiros. Bom, acontece que existe uma cidade, na Irlanda, com esse mesmo nome! Tudo estaria bem se a foto da placa da cidade não tivesse sido banida do Facebook, como uma série de outras imagens inocentes postadas na rede social. Aliás, o site considera o nome da cidade uma palavra ofensiva e, por isso, a foto de Ann Marie Kennedy, da Universidade de Limericktem, teria sido censurada.

5. Síndrome de Down

5

Outro caso polêmico de imagens inocentes banidas pelo Facebook é o de Diana Cornwell. Moradora da Carolina do Norte, a americana foi banida do Facebook por tentar postar, inúmeras vezes, as fotos de seu filho com Síndrome de Down, que haviam sido censuradas pela rede social. Segundo a mulher, sua conta foi suspensa por três dias, até que ela deletou as imagens de seu filho, de sete anos.

6. Fingindo amamentar

6

Essa foto que você vê, mostra duas irmãs e foi tirada pela mãe das meninas, Lauren Ferrari. Ela está dentre as imagens inocentes censuradas pelo Facebook porque retrata a irmã mais velha fingindo amamentar a irmã mais nova. Segundo a Lauren, moradora de Seatle, nos Estados Unidos; em poucas horas a rede social retirou a imagem do ar, informando que havia infringido os padrões da empresa.

7. Beijo gay

7

Um pouco de homofobia também já foi praticada pele rede social mais acessada do mundo. Dentre a lista e imagens inocentes banidas pelo Facebook, está a foto que ilustra o perfil e a capa dessa página, criada pelo fotógrafo espanhol Juan Hidalgo. Segundo ele, a imagem foi feita para o Festival Visible, um encontro internacional de cultura LGBT, que acontece em Madri.

O Facebook, no entanto, não sabia disso e censurou a foto, colocando uma versão “censurada” da imagem mostrada. O problema foi tamanho que depois de um tempo, o Facebook informou que já havia restaurado a fotografia original e que a censura havia sido um erro de análise.

8. Xixi

8

Uma mãe postou a imagem de seu filho e o amiguinho fazendo xixi no quintal de casa, com as calças abaixadas. Embora pareça sem qualquer importância, a foto faz parte das imagens inocentes banidas pelo Facebook. Segundo a rede social, a foto viola os termos de seus serviços. A mãe foi convidada a apagar a imagem.

9. Amamentação

9

Outro problema sério da rede social é a censura a fotos de amamentação. Ambas as fotos que você vê abaixo, são imagens inocentes banidas pelo Facebook e que mostram mães alimentando seus filhos pequenos, da forma mais natural do mundo. A imagem de cima, por exemplo, é o registro da obra de arte da artista plástica Kate Hansen e foi banida três vezes.

10

Essa outra imagem também foi tirada da rede social porque mostrava a mãe amamentando seu criança.

10. Barrigão

11

Não se sabe bem porquê, mas dentre as imagens inocentes banidas pelo Facebook está também essa barriguinha protuberante. A foto foi censurada pele rede social pouco tempo depois de ser postada. Talvez por causa do duplo sentido que o umbigo cabeludo possa sugerir (rs).

E você, conhece outras imagens inocentes censuradas pelo Facebook?