10 provas de que você toma banho do jeito errado!

Então você acha que sabe fazer a higiene de seu próprio corpo? Acredite, mesmo que você já tenha vivido o suficiente para tomar 20 mil banhos, a verdade é que você e quase todo mundo toma banho do jeito errado.

Como você já conferiu aqui, no Segredos do Mundo, nem mesmo a frequência necessária do banho as pessoas  sabem. O que faz você pensar que elas saberiam se virar embaixo do chuveiro?

Isso porque lavar os cabelos, esfregar os graúdos e os miúdos e se enxaguar não é prova nenhuma de que você toma banho do jeito certo. Como você vai ver hoje, o jeito que as pessoas executam essas tarefas, digamos assim, são sinais suficientes de que você toma banho não só da maneira errada, mas de uma forma arriscada.

11

Ou você não sabia que o banho errado pode prejudicar sua pele e até mesmo fazer você desenvolver doenças pela proliferação de bactérias? Tenso, não, pensar nisso?

Mas, com as dicas que você vai conferir abaixo, seu banho de agora em diante vai estar garantido. Com certeza você vai ficar mais cheiroso, além de ficar exposto a menos risco de saúde. Quer ver?

Confira 10 provas de que você toma banho do jeito errado:

1. Não lavar os pés direito

1

Fungos e bactérias podem fazer residência fixa em seus pés caso você não os lave de uma forma eficiente. Usar sabonete na hora da lavagem é tão importante quanto secar bem os pés, especialmente entre os dedos.

2. Pendurar a esponja no box

2

Onde fica sua esponja de banho? Se você disser que ela permanece o tempo todo no box, essa é uma das maiores provas de que você não toma banho do jeito certo.

Isso porque, para evitar o acúmulo de bactérias, alimentadas pelas células mortas de seu corpo; a esponja precisa sacar completamente entre um banho e outro. Essa tarefa, no entanto, jamais vai se concluir se ela ficar em um lugar tão úmido quanto o box do banheiro.

3. Secar-se com muita força

3

Sabia que sua toalha pode funcionar como um lixa, se você colocar muita força na hora de se secar? Peles mais delicadas, por exemplo podem sofrer bastante com esse tipo de mania. Por isso, o ideal é preferir uma toalha fofa e usá-la de uma forma bem suave.

4. Lavar os cabelos todos os dias

4

Lavar os cabelos todos os dias é um belo sinal de que você toma banho do jeito errado durante toda sua vida. Conforme dermatologistas, o uso frequente de xampu é péssimo para os fios.

Quem tem cabelos finos, deve lavar os cabelos duas vezes por semana. Fios mais grossos e encaracolados, por outro lado, devem ser lavados apenas uma vez por semana.

5. Demorar a usar ou não usar hidratante

5

Tem gente que morre de preguiça, mas demorar para usar o hidratante corporal ou, simplesmente, deixar de usá-lo pode ser prejudicial à sua pele. O ideal é usar o produto enquanto a pele ainda está úmida do banho para que o hidratante cumpra sua função corretamente.

6. Não tomar banho depois dos exercícios

6

Além de ser algo extremamente nojento e deixar você fedendo, pular o banho depois de se exercitar pode ser um risco à saúde. Isso porque a transpiração fica na pele e isso se torna um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Coceiras e erupções são apenas algumas consequências leves que esse mau hábito pode trazer.

7. Tomar banhos longos

7

Relaxar durante o banho pode ser muito bom, mas banhos longos demais podem não fazer bem. Isso porque passar muito tempo na água, especialmente se estiver quente, pode deixar sua pele ressecada. O ideal é que seu banho não dure mais do que 10 minutos, mas quanto mais rápido você terminar, melhor é para sua pele e para seu bolso.

8. Usar condicionador no cabelo todo

8

Condicionador na raiz dos cabelos? Nem pensar! Isso gera oleosidade.

9. Tomar banhos quentes

9

Melhor que um banho longo, somente um banho longo e quente, não acha? Mas isso não é recomendável porque sua pele pode ressecar, como você já viu aqui.

No entanto, se você não conseguir tomar o banho todo em água fria, crie o hábito de ficar pelo menos os 30 segundos finais de seu banho sob uma ducha mais gelada. Isso ajuda a espantar o estresse, deixa o sistema imunológico mais forte, ajuda a queimar gordura e tem efeitos antidepressivos.

10. Enrolar a toalha nos cabelos molhados

10

Não faça isso! Além de colaborar para a proliferação de bactérias, se permanecer assim por muito tempo, seu cabelo tente a ficar estressado e a sofrer outros danos. O certo mesmo é tirar o excesso de água e, então, passar a toalha suavemente sobre os fios.

Mas, o banho não é a única coisa que você não sabe fazer direito: Você usou o antitranspirante do jeito errado a vida inteira!

Fonte: Brasil Post, Huffington Post