11 regras de etiqueta que você quebra todos os dias sem saber

Você se considera uma pessoa bem educada, que consegue se sair bem em praticamente todas as situações sociais? Se esse é um pensamento que você tem a seu respeito, fique sabendo que está errado. A menos que você seja um lord inglês, a verdade é que você quebra várias regras de etiqueta todos os dias sem nem perceber, sabia?

E olha que a culpa não é de sua mãe, hein!? Embora todo mundo aprenda em casa que comer de boca aberta é feito e que colocar os cotovelos sobre a mesa é algo proibido, a maioria dessas regras de etiqueta que as pessoas ignoram são tão desprezadas exatamente por serem muito específicas e, na maioria das vezes, por não serem nem conhecidas.

Ou você sabia que existe um jeito certo de bater palmas? E o que dizer sobre a forma elegante de entrar no carro ou de tossir? Sim, porque para todas essas coisas existem regras de etiqueta.

Mas, antes que você comece a ficar frustado com sua educação o melhor mesmo é acompanhar a lista que preparamos abaixo. Como você vai ver, existem uma série de bons comportamentos que você precisa aprender e colocar em prática imediatamente para compensar sua “falta de jeito” ao longo de toda vida até este momento.

Confira 11 regras de etiqueta que você quebra todos os dias sem saber:

1. Bater palmas

1

Nada de bater palmas em frente ao seu próprio rosto. O jeito certo, para não quebrar nenhuma das regras de etiqueta, é abaixar as mãos até a altura do peito e bater palmas, ligeiramente para a esquerda. E, claro, não faça isso na frente do rosto de outras pessoas.

2. Entrar no carro

2

Como você se senta no carro? Até para isso tem um jeito certo, sabia? Conforme as regras de etiqueta, para não cometer nenhuma gafe (especialmente no caso das mulheres com saias justas) o jeito correto é se senta no banco, ainda com as pernas para fora, e só então colocá-las, juntas, para dentro. Isso também evita que você bata a cabeça no teto, ao entrar de qualquer jeito.

3. Servir manteiga

3

Nada de passar manteiga direto no seu pãozinho, sabia? Se você quiser seguir as regras de etiqueta, sirva um pouco da manteiga em seu pratinho (sim, espera-se que você esteja usando um pratinho nesse momento) e, só então, passe a manteiga. Isso é mais educado e evita que migalhas fiquem grudadas sobre a manteiga que outras pessoas vão usar.

4. Apontar com dedo

4

Nada de usar o dedo indicador para pontar algo ou alguém. Esse é um gesto bastante rude, segundo as regras de etiqueta. Se precisar mostrar alguma coisa, faça um gesto delicado com a mão inteira, de preferência com o pulso para cima.

5. Tossir na mão direita

5

Tossir sem tapar a boca com a mão é falta de educação, mas usar a mão direita para isso é um dos deslizes que a gente comente com relação as regras de etiqueta sem nem saber. O certo é usar apenas a mão esquerda para esse tipo de atividade menos higiênica, digamos assim, já que a mão direita é a mão usada para o “lado social” da vida, como dar um aperto de mãos, e precisa sempre estar limpa. Entendeu?

6. Devolver pratinhos e vasilhas vazios

6

Recebeu uma torta, um pedaço de bolo ou qualquer outro agrado da vizinha, da mãe, da sogra, do namorado, dos amigos e assim por diante? Na hora de devolver o pratinho, a travessa ou a Tupperware, você PRECISA colocar alguma coisa dentro para devolver a gentileza, mesmo que não seja algo que você tenha feito. Compre um biscoitinho que a pessoa goste ou se arrisque fazendo pelo menos um bolo de massa pronta. Certo?

7. Beber em um brinde para você

7

Se o brinde é dedicado à você, não beba. Em agradecimento, brinde de volta às pessoas que brindaram à você.

8. Contato visual durante o brinde

8

Outra coisa que as pessoas fazem errado na hora de um brinde é não manter contato visual com a pessoa homenageada. Segundo as regras de etiqueta, você pode ser considerado rude se não fizer isso.

9. Usar bolsa do lado direito

9

O certo mesmo é usar a bolsa e qualquer outra coisa que você tenha que carregar, do lado esquerdo do corpo. E isso deve acontecer pelo mesmo motivo que você precisa manter a mão direita limpinha: a mão direita é usada para cumprimentar as pessoas e você não vai poder fazer isso se ela estiver ocupada, segurando a bolsa, por exemplo, ou se esse acessório pender de seu ombro na hora do aperto de mãos.

10. Segurar xícara com o dedinho para cima

11

Isso não é elegante, viu, gente!? O jeito correto é manter todos os dedos paralelos, empenhados em segurar a asinha da xícara o mais delicadamente possível. Manter o dedo mindinho para cima pode dar a impressão de nojo, o que você, com certeza, não quer transmitir ao seu anfitrião, não é verdade?

11. Parabenizar a noiva

10

Parece a coisa certa a se fazer em um casamento, mas pare! Não se deve dar os “parabéns” à noiva, somente ao noivo. Isso porque, quando se parabeniza a mulher, segundo as regras de etiqueta, você está insinuando que ela não teve muita escolha na hora de selecionar seus “pretendentes”. É loucura, a gente sabe, mas pelo sim e pelo não, diga apenas “felicidades” para a noiva.

E então, quantas dessas regras de etiqueta você “assassina” todos os dias?

Agora, mesmo não se tratando de normas da etiqueta, os costumes de alguns países podem ser chocantes. Uma prova disso são 5 costumes dos Estados Unidos que chocam os brasileiros e 8 costumes do Brasil que são ofensivos em outros países.

Fontes: Diply, Betiquette