12 tipos de dores que podem ser causadas por emoções negativas

As dores que você sente nem sempre estão ligadas a doenças e a complicações físicas, sabia? Como seu corpo é inteiramente interligado, as emoções que você reprime, especialmente as negativas, como a raiva, o pesar, a inveja e assim por diante; podem causar desconfortos em todo seu corpo.

Um bom exemplo disso são as dores de cabeça ou mesmo aquela tensão que a maioria de nós sente, ou já sentiu, na região do pescoço e dos ombros. As pessoas nem imaginam, obviamente, mas a verdade é que elas estão diretamente relacionadas aos fatores emocionais do seu dia-a-dia.

Da mesma forma estão as dores que as pessoas sentem nas mãos, nas costas (em vários pontos), nas pernas, nos pés e até mesmo nos cotovelos. Aliás, neste último caso, ao contrário do que todo mundo acredita, o desconforto não está relacionado ao sentimento de ciúmes, viu?

15

E, se você está achando tudo isso “papo furado”, acredite, não fomos nós que inventamos o assunto. Na verdade, as dores e outros problemas de saúde causados por nosso lado emocional é objeto de estudo da ciência há algum tempo. Nesse caso, foi a psicóloga americana Susanne Babbel, especialista em Traumas e Depressão; que mapeou as dores do corpo que podem refletir a canalização de emoções negativas.

A lista abaixo, aliás, resumo um pouco do estudo realizado pela especialista e mostra ainda como você pode lidar com esses desconfortos e sentimentos ruins no dia-a-dia.

12 tipos de dores que podem ser causadas por emoções negativas:

1. Dores de cabeça

1

Você já viu aqui que, muitas vezes, dores de cabeça podem indicar doenças realmente sérias, como enxaqueca e até mesmo AVC. No entanto, dependendo da forma como este desconforto se apresenta, ele pode ser um sinal de estresse e da pressão que acumulamos no dia-a-dia. O melhor remédio, nesse caso, é procurar relaxar e ter um tempo para si mesmo.

2

2. Dores no pescoço

3

Quando você sabe que não se trata de um torcicolo, esse também é o tipo de dores que podem ser causadas por emoções negativas que retemos. Sentimento de culpa, por exemplo, é o principal motivador para dores nessa região. Perdoar a si mesmo e aos outros ajuda bastante a reduzir esse tipo de tensão.

3. Dores nos ombros

4

Se seus ombros doem e você não sofreu qualquer tipo de lesão; ou você não consegue se livrar daquela sensação de peso sobre eles, pode ser um sinal de emoção não expressa. Na maioria dos casos, isso acontece devido a problemas que parecem difíceis de resolver. Conversar com um amigo ou com qualquer pessoa de confiança pode ajudar a aliviar esses tipos de dores.

4. Dores nas costas (região superior)

14

 

Se o desconforto não tiver ligação com nenhum problema ou trauma na coluna cervical, pode ser que você não se sente suficientemente amada e apoiada. Converse com seu parceiro ou parceira, com seus pais ou a pessoa que você acredita que poderia lhe dar mais atenção no dia-a-dia.

5. Dores na lombar (região inferior das costas)

6

Já, se a dor se concentrar na região inferior das costas, pode ser que as emoções canalizadas tenham ligação com problemas financeiros ou com sua vida profissional. Você pode estar insatisfeito por ganhar pouco, por estar desempregado ou até mesmo por ter gastado muito e não saber como pagará as próximas contas. Nesse caso, no entanto, o único conselho que podemos dar é para você assumir uma atitude positiva e tentar controlar suas dívidas.

6. Rigidez nos cotovelos

7

Se a rigidez nessa parte do corpo não tiver qualquer ligação com complicações nas articulações, você pode estar com ciúmes! Brincadeira.

Na verdade, se essa parte do seu corpo reflete seu sentimento de resistência a algum tipo de mudança. Há também a possibilidade de você temer se livrar um pouco dos compromissos e levar uma vida mais leve. Para se livrar desse desconforto, o jeito é tentar ser uma pessoa mais ousada e também mais espontânea.

7. Dores nas mãos

8

Esse tipo de desconforto indica que você é uma pessoa introvertida e que sofre quando precisa interagir com outras pessoas, especialmente desconhecidas. O recomendável é que você enfrente esse medo e que, aos poucos, tente se soltar mais.

8. Desconforto no quadril

9

Ansiedade e medo do futuro podem ser fatores que causam a sensação dolorosa ou desconfortável nessa região do corpo. O melhor a fazer, caso tenha certeza de que a dor não é motivada por complicações de saúde, é tentar ser mais leve e respirar fundo, para controlar a ansiedade.

9. Dores nos joelhos

10

A menos que você tenha problemas ósseos ou nas articulações dessa região, sua dor pode ser causada por excesso de vaidade ou orgulho. Seu ego elevado pode estar tornando você uma pessoa incapaz de reconhecer qualidades nos demais. É preciso ser mais humilde sempre.

10. Dores nas panturrilhas

11

Se você não feriu estes músculos, é possível que você sofra com ataques de inveja ou ressentimentos. O armazenamento dessas emoções negativas costumam refletir nesses lugares e em muitos outros em seu corpo. Tente perdoar mais ser uma pessoa mais amorosa para os demais.

11. Dores nos tornozelos

12

Se você é uma pessoa muito rígida consigo mesma, pode ser que seu problema nos tornozelos seja apenas dificuldade em aceitar e aproveitar os prazeres da vida. Não é sempre que você precisa se policiar, se controlar na alimentação ou se privar de momentos de diversão para trabalhar ou estudar. Se dê um tempo e a tensão desaparece.

12. Dores nos pés

13

Este é um sinal clássico de que você está guardando insatisfações. Reclame menos, tente agradecer mais e apreciar o que a vida lhe oferece.

E, por falar em sinais de alerta que o corpo emite e que, nem sempre, as pessoas sabem interpretar, você precisa conferir também: 6 barulhos do corpo que podem ser um alerta de perigo.

Fonte: Cura pela Natureza