6 barulhos do corpo que podem ser um alerta de perigo

Todo mundo já viveu algum situação constrangedora e involuntária relacionada aos barulhos do corpo que a gente não pode controlar, não é mesmo? Um soluço, o ronco durante um cochilo ou algo do tipo são bons exemplos.

A lista de ruídos que nosso corpo pode produzir é bem extensa, inclusive, e na maioria das vezes são apenas sons sem importância, ocasionados por longas horas sem comer, por uma posição ruim, ao se levantar e coisas do tipo. Mas, embora essa seja a regra, a verdade é que há exceções bem ruins nestes casos.

Especialistas explicam que muitos dos barulhos do corpo podem ser sintomas de problemas, muitas vezes silenciosos. Quer bon exemplos? Seu ronco pode ser o sinal de uma apneia e aquela tosse chata, com chiado no peito, pode ser um ataque de asma que se aproxima. Interessante, não?

Mas a lista de barulhos do corpo que podem ser sinais preocupantes de nossa saúde não para por aí. Abaixo, na seleção que fizemos, você vai conferir o quanto é preciso ficar atento ao seu organismo e aprender a interpretais os sinais de alerta que você mesmo emite.

Confira 6 barulhos do corpo que podem ser um alerta de perigo:

1. Tosse com chiado

1

Se você percebe um som agudo acompanhando a tosse, cuidado, este pode ser um quadro de inflamação nas vias aéreas ou até mesmo os indícios de um ataque de asma. Aliás, qualquer tosse que permaneça por mais de quatro dias pode ser problema mais sério, até mesmo um sinal de ataque cardíaco; e um médico precisa ser procurado.

2. Barulho interno ao dormir e acordar

2

Pode não ser nada, mas pode ser o que é chamado de “síndrome da cabeça explosiva”. O distúrbio (sim, é um distúrbio) que não tem causas definidas ainda, mas que faz com que a pessoa ouça estrondos ao dormir ou acordar. Conforme especialistas, em longo prazo, a síndrome pode causar depressão e até mesmo síndrome do pânico.

3. Zumbido nos ouvidos

3

Se você ficou exposto a ruídos altos durante um tempo, é normal que sua audição sofra um pouco e que você acabe ouvindo zunidos por algumas horas. No entanto, se isso não aconteceu e se você fica ouvindo zunidos constantes e afeta um dos ouvidos apenas, pode ser que você esteja com algum tipo de infecção. Mais um vez, é melhor procurar um médico.

4. Ronco

4

Roncar pode ser um mal sinal, sabia? Isso porque não só a pessoa que está ao seu lado pode estar incomodada. A saúde de quem ronca também pode estar em risco, especialmente se você amanhece suando, ofegante e mais exausto do que quando acordou. Conforme especialistas, estes podem ser sinais de apneia do sono, que dificulta o fluxo de ar e pode aumentar os riscos de desenvolver diabetes e até mesmo um AVC, em longo prazo.

5. Estalos na mandíbula

5

Você sabe que não deve fazer barulhos o movimento de abrir e fechar a boca, não é mesmo? Se, no entanto, esse tipo de ruído for normal para você, pode ser um sinal de estresse na região e que você está rangendo os dentes durante o sono. Se você fizer isso por um tempo prolongado pode deteriorar suas articulações e provocar dores, obviamente.

6. Ronco no estômago

6

E quem nunca ficou com fome e ouviu o estômago roncar sem a menor categoria? Se o barulho aconteceu de forma comum, está tudo bem e existe até um truque para silenciar sua barriga até a hora que puder comer, como você já conferiu aqui. No entanto, se o ronco no estômago vier acompanhado de inchaço, dores e contrações, pode ser que você esteja sofrendo com obstruções no estômago.

7. Estalos no joelho

7

Estalos na articulação do joelho, acompanhado de dores, inchaço ou rigidez podem ser sinal de um possível rompimento do menisco, bem como artrite ou tendões danificados. Estes mesmo sintomas em outras articulação do corpo também são igualmente preocupantes.

8. Apito no nariz

freeimages.co.uk medical images

Pode ser apenas um barulho bobo, mas se ele aparecer depois de um machucado ou de um acidente, por exemplo, é preciso ver um médico. Isso porque pode ser sinal de perfuração do septo.

E, por falar em coisas curiosas sobre seu corpo, você vai gostar de conhecer também: 10 funções corporais que parecem inúteis, mas salvam sua vida.

Fonte: Bolsa de Mulher, Men’s Health