16 fatos curiosos sobre a Costa Rica

Localizada na América Latina, a Costa Rica, ou República da Costa Rica (como é oficialmente conhecida) se é um lugar incrível, de paisagens indescritíveis.

Rodeado por verde e cheio de diversidade, a nação conta com dois litorais, um banhado pelo oceano Atlântico, outro pelo Pacífico. Não é à toa que suas praias são paradisíacas.

O lugar, aliás, conta com 4,8 milhões de habitantes e é sinônimo de alegria. Aliás, a Costa Rica é considerada um dos países com a população mais feliz do mundo, sabia?

E as curiosidades sobre essa terra tão peculiar não param por aí. Como você vai ter oportunidade de conferir, o país não conta com um exército, por exemplo, e é uma das democracias mais antigas que se tem notícia.

Confira 16 fatos curiosos sobre a Costa Rica:

1. Pura vida!

Na Costa Rica, essa é uma espécie de saudação que convida as pessoas a enxergarem o lado bom da vida. A expressão é usada em várias situações, inclusive para dizer olá, tchau, obrigado, de nada e assim por diante.

2. Bananas, muitas bananas

Uma das marcas registradas da Costa Rica são as plantações de bananeiras. O povo da região costuma comer a fruta de diversas maneiras, inclusive em pratos salgados, em chips, por exemplo.

3. Um país sem exército

Na Costa Rica não existe exército. O país aboliu as formas armadas em 1948 e é considerado um dos países mais pacíficos do mundo.

4. Democracia

Outra curiosidade interessante é que a Costa Rica pode ser considerada uma das 22 democracias mais antigas do mundo. Registros históricos apontam que tudo teve início com José Joaquín Rodriguez, em 1890, durante as primeiras eleições livres do país.

5. Educação pública de qualidade

Um dos setores nos quais o governo mais investe em Costa Rica é a educação. As escolas públicas do país, aliás, são consideradas de alta qualidade e algumas, inclusive, são bilíngues. Consequência (positiva) disso é que mais de 96% da população costa riquenha é alfabetizada.

6. Nada de cerveja gelada

Dizem que conseguir uma cerveja realmente gelada na Costa Rica é uma tarefa difícil, até por causa da temperatura muito alta do lugar. Por causa disso, é normal que as pessoas tomem cerveja com gelo por lá.

7. Gallo Pinto

Não é nada disso que você está pensando! Na verdade, esse é um dos pratos mais tradicionais do país e consiste em uma mistura de arroz e feijão preto, que pode ser servida com salsinhas ou com ovo. A refeição é tão comum que eles costumam comê-la até mesmo no café da manhã.

8. Orquídeas em fartura

Pasmem: a Costa Rica é o país que tem a maior concentração de orquídeas do mundo. São mais de 1000 espécies da planta no território.

9. Borboletas

Assim como as orquídeas, a Costa Rica é riquíssima em espécie de borboletas. No país, estão registradas mais de 1250 espécies.

10. Floresta que não acaba mais

Tanta diversidade de fauna e flora na região tem uma explicação: 50% do território costa riquenho é composto por vegetação nativa. Desse total, 25% é protegido por lei.

11. Endereços com coordenadas

Quem visita a Costa Rica costuma ter problemas com endereços. Isso porque as ruas não têm nome como na maior parte do mundo e as casas, não têm número. As pessoas se guiam, na verdade, por coordenadas geográficas.

12. Sorvete costa riquenho

Uma das sobremesas mais comuns no país é o granizado. Para os leigos, se trata de uma espécie de sorvete, feito a partir de raspas de gelo saborizado, servido com caldas e leite condensado. É muito parecido, aliás, com nossa raspadinha.

13. Piñatas coloridas

Nas festas infantis porto riquenhas são muito comuns as piñatas. Elas se tratam de recipientes, em várias formas, feitos de papel machê colorido. As crianças usam um bastão para quebrar a piñata (normalmente com os olhos vendados) e conseguir pegar os doces que ficam escondidos dentro dela.

14. Espanhol peculiar

Embora a língua oficial do país seja o Espanhol, a verdade é que o sotaque da região é único. Eles puxam mais a letra “r” e é muito comum usarem o diminutivo das palavras, com o sufixo “tico”. É por isso, aliás, que os habitantes do país também são conhecidos como “los ticos”.

15. Bribripa Kaneblo

Esse é o nome do maior povo indígena espalhado pelo território da Costa Rica. Eles vivem em áreas de difícil e não mantém contato com a população urbana.

16. País de vulcões

O país também é cheio de vulcões. Alguns dos mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal.

E então, não parece um país fenomenal?

Agora, falando em lugares interessantes pelo mundo, você pode gostar de conferir também: 10 países mais baratos do mundo para viajar sem dor no bolso.

Fonte: Uol, Site de Curiosidades