16 marcas famosas e a origem de seus nomes

Hoje em dia, o que mais tem por aí são marcas famosas que dominam o mercado em vários setores. Algumas, como você já deve ter percebido, expandiram seu campo de atuação e passaram a oferecer mais e um tipo de produto, seu o mesmo nome, ao seu público de anos.

Mas, mesmo que nomes como Nike, Canon, Coca-Cola, Skype, entre outros; façam parte de nosso dia-a-dia, a maioria de nós – consumidores assíduos – não sabemos o que eles querem dizer. É por isso, aliás, que preparamos a matéria de hoje.

Como você vai ter oportunidade de conferir abaixo, listamos a origem dos nomes de algumas marcas famosas que você sempre usou – ou que, pelo menos já ouviu falar -, mas que nunca soube o significado ou a inspiração para serem batizadas como são hoje em dia. Veja a lista:

1. Canon

1

Antes de se tornar uma das marcas famosas mundialmente, a Canon se chamava Kwanon, que, na Ásia, significa “deusa”. A empresa só mudou seu nome para Canon em 1935, porque era mais fácil de se escrever.

2. Nikon

2

A marca, na verdade, é uma abreviatura de Nippon Kogaku, que significa “ópticas japonesas”.

3. Adobe

3

A marca recebeu esse nome em homenagem ao Rio Adobe, que fica em Los Altos, na Califórnia. A casa do co-fundador da marca, John Warnok ficava próximo ao rio.

4. Amazon

4

Tudo começou porque o fundador dessa é uma das marcas famosas da internet queria que seu nome começasse com “A”, para estar na frente quando organizada em ordem alfabética. Olhando o dicionário, então, ele gostou da palavra Amazon, em referência ao nome do grande rio brasileiro. Ele, então, adotou o nome apostando nos bons preságios que o nome do maior rio do mundo poderia trazer para sua empresa.

5. Nokia

5

Ao contrário de outras marcas famosas, a origem da “Nokia” não é muito misteriosa ou elaborada. Isso porque a marca foi batizada com o nome da cidade onde sua sede era localizada, na Finlândia.

6. Volkswagen

6

O nome da marca significa “carro do povo”, em alemão.

7. Nissan

7

Assim algumas outras marcas famosas, a Nissan também se trata de uma abreviatura. O nome da marca tem origem de duas palavras, Nippon Sangyo”, que significa “Indústrias Japonesas”.

8. Audi

8

A marca luxuosa de automóveis levou ganhou o nome de seu fundador, August (August Horch), traduzido para o latim.

9. Sony

9

Assim como outras marcas famosas até hoje, a Sony teve seu nome inspirado no latim, mais exatamente da palavra “sonus”, que significa “som”. Outra interpretação para o nome da marca, e que divide opiniões sobre sua origem, é que Sony teria sido inspirada na gíria americana “sonny”, que quer dizer “jovem brilhante”.

10. Skype

10

Muita gente não acredita, mas o nome da marca era Sky-Peer-to-Peer. Mais tarde essa palavra enorme originou a palavra”Skyper” e, então, o nome que conhecemos hoje, “Skype”.

11. Lego

12

O nome da marca que até hoje é destaque entre as demais marcas de brinquedo se originou das palavras dinamarquesas “Leg Godt”, que significa “jogar bem”.

12. Starbucks

11

Nada de mirabolante na origem do nome Starbucks, como é possível perceber em outras marcas famosas. No caso da empresa, o nome foi inspirado na personagem Starbuck, da novela americana de Herman Melville, “Moby-Dick”.

13. Coca-Cola

13

Dentre as marcas famosas dessa lista, é possível que você tenha esperado ansiosamente para saber a origem do nome da Coca-Cola, não é mesmo? Então preste atenção: o nome da marca se deriva de dois ingredientes da receita original, a folha de coca (sim, isso mesmo!) e a noz de cola (kola, em inglês). Mas, para dar uma personalizada no nome, o fundador da marca, John S. Pemberton, resolveu substituir a letra “K” de “Kola”, pelo “C”, porque a grafia do nome ficava melhor.

14. Pepsi

14

Não é muito “romântico”, mas o nome da marca foi inspirado na enzima digestiva do estômago, “pepsina”.

15. Nike

15

Um das marcas de tênis mais famosas do mundo, empresa recebeu esse nome em homenagem à deusa grega da vitória, Niké.

16. Adidas

16

Apesar de instigar a imaginação, a Adidas foi chamada assim porque é a abreviatura do nome de seu fundador, Adolf Dassler.

E então, quantas dessas marcas famosas você conhecia a origem do nome?