25 senhas online que você JAMAIS deveria usar

Você já parou para pensar se as senhas online que você usa são confiáveis? Aliás, você saberia avaliar se os ambientes que você acessa na internet, como e-mails, redes sociais e outros sites estão realmente seguros com as senhas online que você cria?

A resposta certa para a maioria das pessoas que estão no mundo online, com certeza, é “não”. Mas a pior parte nem é essa. O ruim mesmo é que, na maioria das vezes, elas nem sabem o quão ruim e inseguras podem ser as senhas online que vivem usando por aí.

Se você acompanha o Segredos do Mundo, você já viu outras vezes o quanto pode ser fácil romper a segurança de algumas senhas, como no caso das senhas de bloqueio mais “manjadas” dos Androids. Você viu também como é fácil desbloquear um iPhone sem usar senha. Lembra?

1

Piores senhas online de 2015

É por esses e outros motivos que criar um campo de segurança mais resiste e um pouco mais complicado de ser quebrado é cada vez mais importante hoje em dia. Apesar disso, o que mais tem por aí são internautas que criam suas senhas online com a maior preguiça possível, resultando em combinações ridículas e simples de serem quebradas.

Esse é o caso das 25 piores senhas online usadas ao redor do mundo, segundo publicou a SplashData, uma empresa especializada em consultoria de segurança na internet. Conforme a companhia, além de fracas, as senhas online que você está prestes a conhecer são também a piores entre as mais usadas de 2015.

4

Como você vai ver, dentre as mais ineficientes senhas online utilizadas no ano passado estão frases e palavras em inglês, como mokey (macaco) e letmein (deixe-me entrar). Isso, claro, sem contar os termos que estavam em alta, como starwars, e outras palavras relacionadas ao tema, como princess, de “princesa Leia”.

Confira 25 senhas online que você JAMAIS deveria usar:

1. 123456
2. password
3. 12345678
4. qwerty
5. 12345
6. 123456789
7. football
8. 1234
9. 1234567
10. baseball
11. welcome
12. 1234567890
13. abc123
14. 111111
15. 1qaz2wsx
16. dragon
17. master
18. monkey
19. letmein
20. login
21. princess
22. qwertyuiop
23. solo
24. passwørd
25. starwars

Como criar uma senha segura?

Agora, se essa é a pergunta que não quer calar em sua cabeça, acredite, existem formas simples de criar senhas online eficientes. Conforme dicas de quem entende do assunto, as senhas mais resistentes da internet têm, pelo menos, 8 caracteres, unindo números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.

Uma boa forma de usar todas essas combinações e se lembrar de suas senhas online depois, é criar frases nas quais você possa substituir as vogais por números. Olhe só esse exemplo: A vingança nunca é plena, que fica “4 v1ng4nç4 n7nc4 3 pl3n4”. Entendeu?

5

Dá também para misturar palavras, intercalando suas letras. Se você usar “amigo” e “casa”, vai ter algo como “acmaisgao”. Complexo, não achou?

Agora, se você quiser mesmo ter certeza de que aquela nova senha é forte o suficiente, antes de cadastrá-la, teste o quanto ela é resistentes nessa ferramenta da Intel. Mas não vá testar lá as senhas reais, que você já utiliza por aí, hein? É apenas para senhas novas e não cadastradas ainda, como já aconselhamos.

2

E, então, você utiliza ou já utilizou algumas dessas senhas online “furadas”? Não deixe de nos contar nos comentários!

E, se quiser uma mais uma prova de que as senhas não impedem em nada ações de invasores decididos, leia também essa outra matéria aqui.

Fontes: G1, Olhar Digital