4 características dos psicopatas que ajudam a reconhecê-los

Eles são grandes personagens do cinema e fazem o maior sucesso em séries por suas ações friamente calculadas e seus hábitos excêntricos. Mas, será que na vida real os psicopatas são realmente como na ficção? Será que existem características dos psicopatas que nos ajudam a identificá-los ou eles realmente podem disfarçar tão bem o problema quanto o cinema mostra?

Embora a psicopatia ainda seja um grande desafio para a Ciência, a verdade é que existem sim características dos psicopatas que acabam os entregando. E são exatamente estes sinais que você vai aprender a identificar na matéria de hoje.

Como você vai ver, uma da características dos psicopatas bem marcantes é a capacidade de calcular ações, escolher palavras e, assim, influenciar ou manipular as pessoas conforme lhes convém. E, claro, para conseguir isso, eles contam com “habilidades” específicas, além de uma ajudazinha da natureza.

Ou você não sabia que ser charmoso e até mesmo bonitão é uma das características dos psicopatas? Com a aparência sempre impecável ou, pelo menos, agradável aos olhos, eles podem e conseguem fazer coisas que até Deus duvida.

Mas essas estão longe de ser as únicas características que denunciam esse pessoal “do mal”. Quer ver?

Veja 4 características dos psicopatas que ajudam a reconhecê-los:

1. Psicopatas são atraente

1

Não se sinta uma pessoa ruim se você já sentiu atração por psicopatas e até mesmo ficou do lado deles em filmes e séries, por exemplo. Estudos comprovam que, além da genética ajudar essas pessoas, especialmente os homens, que costumam ter uma concentração maior de testosterona no organismo; os próprios psicopatas fazem questão de serem atraentes.

Eles costumam estar sempre alinhados e bem vestidos, de propósito. A diferença deles para as demais pessoas é que todo mundo se veste para ser admirado e elogiado, enquanto eles querem chamar atenção e conquistar as pessoas para manipulá-las como lhes convém!

2. Psicopatas são ótimos em leitura de expressões

2

Especialistas afirmam que uma das características dos psicopatas é a incapacidade de estabelecer empatia com os sentimentos alheios. No entanto, isso não impede que eles sejam excelentes leitores de expressões, especialmente as expressões faciais.

Conforme estudos, pessoas com psicopatia sabem identificar com bastante precisão expressões de vulnerabilidade, como medo e ansiedade, por exemplo. Mas, a mesma perícia não costuma ser identificada quando a emoção a ser identificada no rosto das pessoas é a felicidade.

3. Psicopatas bons de papo

3

As pessoas comuns, mesmo as mais extrovertidas, costumam ter uma ser reserva em abordar pessoas desconhecidas. Conforme psicólogos, isso acontece porque, mesmo inconscientemente, temos medo de sermos julgados ou criticados.

Com os psicopatas, não entanto, isso não acontece. Eles não se importam com a opinião alheia, o que os torna mais envolventes, bons de papo e extrovertidos. Somando a tudo isso, eles também sabem escolher, friamente, as palavras durante uma conversa, o que os tornam bastante persuasivos.

4. Psicopatas trabalham bem sob pressão

4

Uma das características dos psicopatas mais marcantes é a capacidade de se manterem frios e impassíveis diante de situações que estressariam as pessoas comuns. Isso acontece, conforme os especialistas, porque o hormônio responsável pelo estresse não é liberado no organismo dos psicopatas da mesma forma que é liberado no nosso.

É por isso que eles costumam trabalhar bem sob pressão, consigam pensar com clareza e tomar as melhores decisões mesmo quando deveriam se sentir pressionados. Eles também costumam ver o lado positivo de tudo, até mesmo de situações catastróficas.

E, por falar em características da psicopatia, você vai achar interessante também: 8 curiosidades sobre psicopatas que você não sabe.

Fonte: Mega Curioso